Por que você não deve aderir aos novos planos da Cemig Saúde. Perguntas e respostas

PSI está valendo?

Sim. O Acordo Coletivo Específico (ACE) está em pleno vigor. A direção da Cemig tentou invalidar o ACE, mas a Justiça tem confirmado a validade do Acordo. Outra decisão da Justiça impede a Cemig Saúde de migrar de maneira obrigatória os beneficiários para os novos planos.

Qual é melhor, PSI ou novos planos?

O PSI é muito melhor que o melhor plano novo proposto pela direção da Cemig Saúde, o tal premium. Além de ter uma lista de procedimentos maior, o PSI tem o teto do PGE e a cobertura nacional que, nos novos planos, foram excluídos.

Novos planos são vantajosos para ativos e ruins apenas para aposentados?

Não. O PSI tem a garantia no ACE para os atuais aposentados e também para os ativos quando forem se aposentarem, e isto vale para seus dependentes. Pense bem, se o trabalhador ativo falecer ou sofrer um acidente e se invalidar, ele e sua família continuarão no PSI, mas nos novos planos, não.

Como dissemos na resposta anterior, mesmo até o tal plano premium não tem cobertura nacional, são mais restritos e não possuem teto de gastos com remédios. A cobertura nacional é apenas urgências e emergências. Todo o resto do custo de internação pós-urgência/emergência será pago integralmente pelo usuário do plano. Assim, quando a pessoa é transferida do pronto-atendimento para o apartamento, todo o custeio é por conta dela. Além disso, o pagamento dos novos planos é individualizado e não por grupo familiar como no PSI. Portanto, o PSI é mais vantajoso tanto para ativos e quanto para aposentados.

Os novos planos da Cemig Saúde são garantidos para a vida toda?

Não. Não se tem acordo ou contrato dizendo que o pagamento da parte dos ativos pela Cemig durará para sempre. Não se tem garantia que após alguns anos, ou numa nova gestão, a Cemig pare de pagar sua parte nos novos planos ou mesmo sejam migrados para planos mais precários. Sem contar que, assim que aposentarem, teriam que pagar integralmente pelo plano. O PSI tem um Acordo Específico, o ACE, que garante direitos e deveres de patrocinadoras e beneficiários. Essa situação não se aplica aos empregados e ex-empregados da Forluz, porque a situação deles é diferente.

Aposentados serão excluídos dos novos planos?

Muitos sim. Porque terão que pagar integralmente pelos novos planos, sem contribuição da Cemig, e pagar pelo cônjuge. Ou, seja, a conta vai, no mínimo, dobrar. Sem contar que, sem o teto do PGE, não haverá reembolso de remédios.

Os ativos serão excluídos dos novos planos?

Não há nenhuma garantia de que, quando o ativo se aposentar, ele poderá migrar para algum plano de aposentados. Não tem nada assinado. Legalmente, quem não paga mensalidade de plano de saúde não tem direito de migrar para plano de aposentado. Isto está bem claro na legislação dos planos de saúde (Lei 9.656/98, artigo 31).

Aderir ou não aos novos planos?

A orientação das entidades representativas é NÃO ADERIR. A razão é simples: a Justiça determinou, em liminar, que o PSI está em vigor.

Você confia que a gestão Zema na Cemig quer o bem para ativos e aposentados?

A atual direção está desrespeitando acordos e trabalha o tempo todo para reduzir benefícios e salários de aposentados e ativos. Reflita sobre isso.

A ABCF PRECISA DE VOCÊ. SEJA SÓCIO. APOIE QUEM TE DEFENDE

Precisamos fortalecer as entidades representativas, inclusive financeiramente, para protegermos os participantes da Forluz e da Cemig Saúde. Os custos com advogados e outras consultorias são elevados.

Não se esqueça de se tornar sócio da ABCF e fortalecer quem defende os participantes. Importante deixar claro que a Justiça só vai dar o direito a ações contra perdas de direitos na Forluz a quem for sócio de alguma entidade.

Se você ainda não é sócio, junte-se a nós da ABCF.

É simples se tornar um associado. Clique no link. São apenas R$ 15,18 por mês.

Inscreva-se em nosso canal no YouTube. Clique aqui.

Somente nossa eterna vigilância vai proteger a Forluz e a Cemig Saúde

Receba notícias pelo WhatsApp >>> https://chat.whatsapp.com/HcRys1VwIoXKl0XLMIlSFu

Conheça a História da ABCF e faça parte dela: http://portalabcf.com.br/historia/

Conheça a diretoria e o conselho da ABCF: http://portalabcf.com.br/abcf/diretoria-e-conselheiros/