Forluz corta Seguro de Vida e PSI de ex-empregados (aposentados) e pensionistas da Fundação

Enquanto o plano da Cemig Saúde ainda está em disputa judicial, Forluz optou por utilizar seus ex-empregados (aposentados) e pensionistas como cobaias dos novos planos criados pela Cemig Saude

A partir de 1º de janeiro de 2024, plano de saúde será 100% pago pelos aposentados e pensionistas

Seguro de Vida, que desde sempre é 100% bancado pelos aposentados, será cortado

Forluz deu a entender que pode sair da Cemig Saúde e contratar um plano de mercado para funcionários ativos

A Forluz enviou uma correspondência para aposentados e pensionistas da Fundação informando que o plano de saúde passará a ser cobrado integralmente e o Seguro de Vida será cortado, embora seja 100% custeado pelos próprios beneficiários.

A carta de 29 de agosto de 2022 diz que as mudanças fazem parte do novo Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) firmado após negociações com o sindicado da categoria. Entretanto, aposentados e pensionistas, embora sejam contemplados e, ao mesmo tempo, alvos do ACT, não têm direito a voto e sequer tiveram voz ativa nas negociações.

Forluz fora da Cemig Saúde?

Até dezembro de 2022, as regras para o uso do plano de saúde permanecem como estão. A partir de janeiro de 2023, a Forluz vai pagar a parte de aposentados e pensionistas nos novos planos criados pela Cemig Saúde. Uma espécie de “última bondade” que terá fim em dezembro de 2023, já que, em janeiro de 2024, a Forluz vai deixar de pagar sua parte no plano de saúde de aposentados e pensionistas, que terão que pagar por 100% do plano.

Neste ponto, a Forluz deixa em aberto se o plano será da Cemig Saúde, uma vez que fala em oferecer a aposentados e pensionistas “os mesmos planos que contratará para seus empregados na ativa”. Ou seja, mesmos os trabalhadores ativos poderão perder a Cemig Saúde e ter que aceitar um plano de mercado.

Fim do Seguro de Vida

O Seguro de Vida de aposentados vai se encerrar em 1º de abril de 2023, conforme acordo firmado com o Sindicato dos Trabalhadores em Empresas de de Previdências Privadas Abertas e Fechadas. A Forluz alega que as seguradoras não estão oferecendo produtos para “grupos de pessoas com idade mais avançada”.

Diz a correspondência da Forluz: “A partir dessa data, os aposentados que se interessarem em contratar um seguro de vida deverão fezê-lo por sua conta, sem qualquer interferência ou centralização da Forluz”.

Promessa de manutenção de direitos foi descumprida

Quando foi feita a separação administrativa entre Cemig e Forluz em 1998, a promessa era que todos que aceitassem migrar para o fundo de pensão teriam os mesmos direitos dos trabalhadores da Cemig preservados. É lamentável que uma fundação criada para administrar planos assistenciais esteja excluindo direitos assistenciais de seus proprios aposentados e pensionistas.

A ABCF PRECISA DE VOCÊ. SEJA SÓCIO. APOIE QUEM TE DEFENDE

Precisamos fortalecer as entidades representativas, inclusive financeiramente, para protegermos os participantes da Forluz e da Cemig Saúde. Os custos com advogados e outras consultorias são elevados.

Não se esqueça de se tornar sócio da ABCF e fortalecer quem defende os participantes. Importante deixar claro que a Justiça só vai dar o direito a ações contra perdas de direitos na Forluz a quem for sócio de alguma entidade.

Se você ainda não é sócio, junte-se a nós da ABCF.

É simples se tornar um associado. Clique no link. São apenas R$ 15,18 por mês.

Inscreva-se em nosso canal no YouTube. Clique aqui.

Somente nossa eterna vigilância vai proteger a Forluz e a Cemig Saúde

Receba notícias pelo WhatsApp >>> https://chat.whatsapp.com/HcRys1VwIoXKl0XLMIlSFu

Conheça a História da ABCF e faça parte dela: http://portalabcf.com.br/historia/

Conheça a diretoria e o conselho da ABCF: http://portalabcf.com.br/abcf/diretoria-e-conselheiros/