Executiva “máquina de dividendos” substitui diretor na Cemig, que vai para a Forluz, um dia antes de projeto de privatização

Na terça-feira, 13 de novembro, a Cemig anunciou a contratação da executiva Andrea Almeida, ex-Santander (2021-2024) e ex-Petrobras (2019-2021 – gestão Roberto Castelo Branco/Bolsonaro) para a diretoria de Finanças e Relações com Investidores no lugar de Leonardo George de Magalhães, que estava há 21 anos na empresa. Leonardo assumirá a presidência da Forluz em dezembro, substituindo Ronalde Xavier Moreira Júnior.

A “dança das cadeiras” ocorreu um dia antes de o vice-governador Mateus Simões (Partido Novo) entregar, na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), dois projetos para a privatização da Cemig e da Copasa.

Obrigação pós-emprego transformada em dividendos

O governo Zema vai deixando cada vez mais claro por que enrolou por tanto tempo as negociações sobre pagamento das dívidas com o governo federal e está atrasando o processo de federalização das estatais mineiras. A ideia é retirar todo o filé e entregar os ossos para o Governo Federal.

A gestão Zema tem acelerado o corte de direitos na Cemig Saúde e não quer pagar o déficit do Plano A da Forluz, que é sua obrigação como prevê o artigo 57 do Acordo de 97. Numa privatização, o objetivo é entregar uma empresa sem obrigações pós-emprego, ou melhor, transformar essa “economia” em lucros e depois em dividendos para os acionistas privados.

Leia também:

Governo Zema quer privatizar Cemig e Copasa já em 2025

Vice de Zema quer privatizar Cemig ou transformá-la em corporation antes de federalização; Copasa também seria privatizada

“Máquina de dividendos” vem de cortes e vendas de ativos

Conhecida no mercado de ações como “máquina de dividendos”, Andrea Almeida notabilizou-se por proporcionar uma enorme fonte de dividendos para acionistas da Petrobras.

O que para acionistas privados e para o mercado parece ser uma coisa boa, para os cidadãos que precisam de investimentos públicos em infraestrutura da Petrobras foi bem ruim. Ao invés de serem investidos em refinarias, melhoramentos de processos ou mesmo redução de preço na bomba de gasolina e diesel, os lucros (mas principalmente as vendas de ativos) foram transformados em dividendos para acionistas.

Sim, grande parte dos dividendos distribuídos a acionistas privados da Petrobras veio da privatização de subsidiárias e de um corte de mais de R$ 2 bilhões na folha de pagamentos. Ou seja, não são dividendos vindos de lucro operacional.

Esta notícia é bem ruim para a Cemig e para os mineiros, que podem amargar um período de aumento de venda de ativos, corte de empregos e salários para engordar os dividendos de acionistas privados.

Durante sua gestão na Petrobras, a empresa voltou a distribuir dividendos acima do valor dos investimentos, o que representa um risco no médio e longo prazos.

A partir da gestão de Andrea Almeida, Petrobras passou a dedicar a maior parte dos lucros para dividendos e um valor bem menor para investimentos. Gráfico da BBC Brasil

A Cemig distribuía 100% de seu lucro em dividendos para acionistas e não revertia nada para investimentos. No governo Fernando Pimentel (PT), esse percentual foi reduzido para 50% e assim permanece até hoje.

Com a chegada da “máquina de dividendos”, a Cemig vai aumentar o percentual de divisão de dividendos sobre o lucro e/ou voltar à política de distribuição de 100%?

A ABCF PRECISA DE VOCÊ. SEJA SÓCIO. APOIE QUEM TE DEFENDE

Precisamos fortalecer as entidades representativas, inclusive financeiramente, para protegermos os participantes da Forluz e da Cemig Saúde. Os custos com advogados e outras consultorias são elevados.

Não se esqueça de se tornar sócio da ABCF e fortalecer quem defende os participantes. Importante deixar claro que a Justiça só vai dar o direito a ações contra perdas de direitos na Forluz a quem for sócio de alguma entidade.

Se você ainda não é sócio, junte-se a nós da ABCF.

É simples se tornar um associado. Clique no link. São apenas R$ 20,40 por mês.

Inscreva-se em nosso canal no YouTube. Clique aqui.

Somente nossa eterna vigilância vai proteger a Forluz e a Cemig Saúde

Curta nossa página no Facebook – https://www.facebook.com/PortalABCF

Siga a ABCF no Instagram – https://www.instagram.com/portal.abcf/

Entre em nosso grupo no Telegram – https://t.me/joinchat/kUB-0Dm0YmZkYTdh

Conheça a História da ABCF e faça parte dela: https://portalabcf.com.br/historia/

Conheça a diretoria e o conselho da ABCF: https://portalabcf.com.br/abcf/diretoria-e-conselheiros/