EXCLUSIVO – Cemig Saúde cria plano para BDMG/DESBAN com patrocínio de 50% a 58,33%

Matéria exclusiva da ABCF mostra como plano dos funcionários e aposentados do BDMG está sendo estruturado dentro da Cemig Saúde

BDMG vai patrocinar de 50% a 58,33% do plano de saúde e o beneficiário pagará de 41,67% e 50% da mensalidade

Diferença de tratamento: Enquanto a Cemig Saúde usou dinheiro do PSI para implantar novos planos, o BDMG vai contratar empresa externa especializada, preservar fundo assistencial, ter contas auditadas e separada dos demais planos da Cemig Saúde. Quanta diferença!

O BDMG (Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais) e a Desban (Fundação BDMG de Seguridade Social) lançaram um hotsite para apresentar as principais características e explicar como vai funcionar o plano de saúde de trabalhadores ativos e aposentados do banco quando ele entrar na Cemig Saúde.

No site https://www.desban.org.br/novoplanodesaude/ é apresentado o “ATENÇÃO FAMÍLIA PLUS”: BDMG e Desban estruturaram junto à Cemig Saúde um plano customizado, que garante a ativos e assistidos qualidade no serviço de saúde ofertado, com foco na sustentabilidade financeira a longo prazo.

Veja a diferença de tratamento:

1. O plano é único para ativos e aposentados do BDMG

O chamado “pacto intergeracional” equilibra as contas dos cuidados à saúde. A regra é a seguinte: usuários jovens pagam uma mensalidade acima dos seus custos médicos para contribuir com o público mais velho, que demanda mais do sistema pela necessidades de cuidados de saúde naturais do envelhecimento (https://futurodasaude.com.br/mutualismo-planos-de-saude/).

Pois é, o BDMG preserva este princípio básico, mas a Cemig faz o contrário: separa os planos, o que impõe custos cada vez maiores para os aposentados. A injustiça é ainda maior porque os aposentados pagaram por 30, 40 anos, e agora a empresa muda a regra na hora que mais necessitam.

2. Preço

O plano Atenção Família da Cemig foi criado sem nenhuma participação dos representantes eleitos pelos beneficiários. Tabela de preços, regulamento, tudo foi e é decidido pela diretoria, com o desmando da Assembleia das Patrocinadoras.

Mais uma vez fica demonstrado o respeito do BDMG com seus trabalhadores, a tabela reforça o “pacto intergeracional”.

3. Patrocínio

É isso mesmo, o plano é patrocinado e os beneficiários pagam entre 41,67% e 50% da mensalidade. O BDMG patrocina entre 50% e 58,33% do custeio.

Aliás, no BDMG eles são tratados como “participantes”.

4. Reajuste anuais

O plano do BDMG tem segregação e avaliação atuarial, enquanto os da Cemig Saúde ficam misturados. O plano Premium dos ativos, que a Cemig disse que paga integralmente, ficou misturado com o PSI enquanto interessou. Agora tem aumento de 6% e dos aposentados de 30%. Claro, tudo sem nenhuma transparência e aprovado pela Assembleia das Patrocinadoras.

Diz o texto do site da Desban: “Seguindo a regra de segregação total dos planos, eventuais reajustes propostos para produtos que atendem aos empregados da CEMIG Saúde não se aplicam ao Atenção Família Plus e vice-versa. A tabela do produto criado para o BDMG será reajustada após avaliações atuariais periódicas anuais, que determinarão a necessidade de alteração em seu custeio, exatamente como é realizado atualmente no Pro-Saúde” (nome do plano de saúde da Desban).

 

5. Fundo Garantidor

Contratação de empresa externa especializada, preservação do fundo assistencial, contas separadas e auditadas. Quanta diferença!

Diz o site da Desban: “Desde 2010, de forma frequente, o Pro-Saúde não alcança equilíbrio econômico-financeiro e os recursos do Fundo vêm sendo utilizados significativamente para custeio do plano. Nas negociações junto a CEMIG Saúde, para preservar o Fundo da Desban e alcançar equilíbrio financeiro para viabilizar o plano com a Cemig Saúde, ficou definida a utilização apenas das receitas financeiras com juros no custeio parcial do novo plano e a constituição de um Fundo Garantidor de valor restituível junto à CEMIG Saúde. Este fundo garantidor que será constituído para cobrir eventuais déficits do novo plano na Cemig Saúde será depositado em conta bancária em nome do BDMG e permanecerá sobre gestão financeira da DESBAN. Vale destacar: Os recursos do nosso Fundo Assistencial não se misturaram com o Fundo da CEMIG Saúde. Esse processo foi conduzido internamente de forma cautelosa e, visando ampliar a segurança jurídica, contou com parecer jurídico de empresa externa especializada – Oliveira Rodarte. Apenas uma parcela do atual Fundo Assistencial será utilizada para constituir este Fundo Garantidor na CEMIG Saúde. O restante permanecerá na DESBAN”.

O Fundo Garantidor do PSI foi utilizado para implantar os plano Premium da Cemig. Também foi retirado recurso para constituir os fundos dos novos planos. Os 10% de desconto nas mensalidades da Cemig em 2024 foi também do Fundo do PSI, assim como para pagar o salário do presidente da Cemig Saúde. Tudo recurso do Fundo do PSI.

Mais de R$ 100 milhões já saíram do Fundo Garantidor do PSI, constituído de recursos dos beneficiários, sem nenhuma transparência. Tudo feito pela Assembleia das Patrocinadoras.

Fica a pergunta: Vai dar acordo?

A ABCF PRECISA DE VOCÊ. SEJA SÓCIO. APOIE QUEM TE DEFENDE

Precisamos fortalecer as entidades representativas, inclusive financeiramente, para protegermos os participantes da Forluz e da Cemig Saúde. Os custos com advogados e outras consultorias são elevados.

Não se esqueça de se tornar sócio da ABCF e fortalecer quem defende os participantes. Importante deixar claro que a Justiça só vai dar o direito a ações contra perdas de direitos na Forluz a quem for sócio de alguma entidade.

Se você ainda não é sócio, junte-se a nós da ABCF.

É simples se tornar um associado. Clique no link. São apenas R$ 20,40 por mês.

Inscreva-se em nosso canal no YouTube. Clique aqui.

Somente nossa eterna vigilância vai proteger a Forluz e a Cemig Saúde

Curta nossa página no Facebook – https://www.facebook.com/PortalABCF

Siga a ABCF no Instagram – https://www.instagram.com/portal.abcf/

Entre em nosso grupo no Telegram – https://t.me/joinchat/kUB-0Dm0YmZkYTdh

Conheça a História da ABCF e faça parte dela: https://portalabcf.com.br/historia/

Conheça a diretoria e o conselho da ABCF: https://portalabcf.com.br/abcf/diretoria-e-conselheiros/