Cemig usa voto de minerva e aprova novos planos na Cemig Saúde

Mais uma vez, os conselheiros indicados pelas patrocinadoras aprovaram planos sem estudos atuariais que atestem sua viabilidade e sustentabilidade. A Cemig utilizou o voto de minerva (desempate) e aprovou os novos planos na Cemig Saúde na reunião do Conselho Deliberativo realizado nesta quinta-feira, 2 de fevereiro. Os quatro conselheiros deliberativos eleitos votaram contra e os quatro conselheiros indicados pela Cemig votaram a favor. A Cemig utilizou o voto do presidente do Conselho Deliberativo e desempatou a votação.

No comunicado que publicou em seu site, a Cemig Saúde não deixa claro que TODOS os conselheiros eleitos votaram contra a aprovação dos novos planos. A aprovação só foi possível por uma manobra irregular da Cemig Saúde ainda em 2022, quando um novo Estatuto foi registrado, sem aprovação dos conselheiros, criando o voto de minerva. O Conselho Deliberativo é a instância máxima da Cemig Saúde e, por lei, deveria ser a última palavra dentro de planos de saúde de autogestão.

O novo estatuto está sendo questionado na Justiça pela ABCF e demais entidades representativas.

Permaneça no PSI

A despeito da aprovação dos novos planos, o PSI Cemig Saúde continua em vigor e garante mais direitos a quem permaneceu. O PSI conta com o respaldo do Acordo Coletivo Específico (ACE) e a Cemig não pode obrigar ninguém a optar por planos piores e com cobertura menor, como é o caso dos novos planos.

Os ativos que aderirem aos novos planos terão um bônus que pode durar apenas um ano. Perdem a garantia do Acordo Coletivo Específico (ACE), perdem plano para a aposentadoria, perdem plano nacional e perdem benefícios como os reembolsos de R$ 3.765,64 por ano. Os aposentados, por sua vez, serão obrigados a pagar 100% do custo nos novos planos. Ou seja, serão economicamente excluídos da Cemig Saúde.

Portanto, nossa orientação é que os beneficiários, ativos e aposentados, permaneçam no PSI.

A ABCF PRECISA DE VOCÊ. SEJA SÓCIO. APOIE QUEM TE DEFENDE

Precisamos fortalecer as entidades representativas, inclusive financeiramente, para protegermos os participantes da Forluz e da Cemig Saúde. Os custos com advogados e outras consultorias são elevados.

Não se esqueça de se tornar sócio da ABCF e fortalecer quem defende os participantes. Importante deixar claro que a Justiça só vai dar o direito a ações contra perdas de direitos na Forluz a quem for sócio de alguma entidade.

Se você ainda não é sócio, junte-se a nós da ABCF.

É simples se tornar um associado. Clique no link. São apenas R$ 15,18 por mês.

Inscreva-se em nosso canal no YouTube. Clique aqui.

Somente nossa eterna vigilância vai proteger a Forluz e a Cemig Saúde

Receba notícias pelo WhatsApp >>> https://chat.whatsapp.com/HcRys1VwIoXKl0XLMIlSFu

Conheça a História da ABCF e faça parte dela: http://portalabcf.com.br/historia/

Conheça a diretoria e o conselho da ABCF: http://portalabcf.com.br/abcf/diretoria-e-conselheiros/