Cemig Saúde planeja aumento; ABCF avisou: ‘reajuste negativo’ é granada no bolso dos beneficiários

No dia 9 de fevereiro de 2024, a ABCF publicou uma matéria com o título “Reajuste ‘negativo’ na Cemig Saúde é granada no bolso dos beneficiários, que pagarão a conta em breve”, informando que o reajuste negativo aplicado na Cemig Saúde iria trazer em breve prejuízo para os beneficiários. Era uma bomba armada.

A ABCF avisou que o ‘reajuste negativo’ de 10% nas mensalidades do PSI Cemig Saúde e na contribuição da Cemig, que aparentemente era uma boa notícia, na verdade foi o primeiro passo para causar prejuízo no plano de saúde dos aposentados e ativos da Cemig. Para piorar, o desconto de 10% se deu na integra somente no valor pago pela Cemig, em desfavor do PSI.

Leia aqui o aviso da ABCF: Reajuste “negativo” na Cemig Saúde é granada no bolso dos benefíciários, que pagarão a conta em breve

“Não caia no golpe. Você já viu plano de saúde reduzir o valor da mensalidade?”

Veja o alerta que publicamos em fevereiro de 2024. Planos de saúde não reduzem valor de mensalidade, obviamente. Agora, veja o que a própria Cemig Saúde postou no seu site em 13/11/2024: “Cemig Saúde inicia discussões para reajuste visando garantir o equilíbrio financeiro dos planos”.

Diz o texto: “Administrar uma operadora de saúde envolve muitos desafios, especialmente em tempos de custos crescentes e avanços constantes no setor médico. (…) Equilibrar essas necessidades exige decisões cuidadosas e o ajuste periódico das mensalidades para acompanhar as mudanças no uso dos serviços e nos custos de assistência”.

A decisão do percentual do reajuste deve ser dada já no dia 5 de dezembro.

“Decisões cuidadosas”? Como assim? A patrocinadora Cemig, assembleia das patrocinadoras e seus indicados na diretoria do plano aprovam a transferência de recursos do fundo do PSI para outros planos, a vinda do BDMG, o aumento do custeio administrativo, o reajuste negativo, o salário de Anderson Ferreira (Presidente da Cemig Saúde). Tudo isso sai do bolso da Cemig e é transferido para a Cemig Saúde. Essas são as decisões cuidadosas?

Reajuste será definido pelas patrocinadoras

O comunicado da Cemig Saúde traz, de maneira enviesada, algo fundamental. O reajuste será definido pelas patrocinadoras, sem a interferência dos representantes eleitos, tanto nos planos de mercado (Premium, Clássico e Atenção Família) quanto no PSI.

Diz ainda a Cemig Saúde: “Em ambos os casos, a ANS permite que as condições de reajuste nos planos coletivos empresariais sejam pactuadas com base na negociação entre a operadora e a empresa patrocinadora”. Por quê? Porque os representantes eleitos não podem interferir nos planos de mercado e as patrocinadoras têm voto de desempate no Conselho Deliberativo.

Dizem que o reajuste da mensalidade do plano de saúde pode ser dez vezes maior que o reajuste salarial dos eletricitários em 2024. Agora, ativos e aposentados têm mais um motivo para comparecer ao protesto agendado para a porta da Cemig Saúde na segunda-feira, 18/11, às 13 horas. Afinal, a Cemig Saúde foi construída com o nosso suor durante décadas e é patrimônio dos beneficiários.

ATO EM DEFESA DA CEMIG SAÚDE

Quem tem acompanhado as últimas notícias referentes à tentativa de alteração do nosso plano saúde sabe que a situação, infelizmente, não está muito boa.

O julgamento do PSI no TST pode pôr fim ao plano de saúde para os aposentados e precarizar bastante o atendimento para os ativos.

O Sindieletro está organizando o Ato Em Defesa da CEMIG SAÚDE, em frente à sede da Cemig Saúde e a ABCF convida todos os beneficiários e seus familiares para, juntos, garantir nossos direitos.

ATO EM DEFESA DA CEMIG SAÚDE
DIA: segunda-feira, dia 18/11
HORÁRIO: 13 horas
LOCAL: Sede da Cemig Saúde. Av. Barbacena, 472. BARRO PRETO. Belo Horizonte-MG.

LIVE didática sobre o julgamento direto da manifestação

Quem mora no interior ou tem problemas de mobilidade, poderá acompanhar a manifestação e notícias sobre o julgamento no TST pelo canal da ABCF no YouTube, como fizemos na ocasião do primeiro julgamento no dia 21 de outubro, numa transmissão com explicações sobre todo o contexto e os próximos passos. Vamos entrar no ar às 13 horas e transmitir diretamente da manifestação em frente à Cemig Saúde com análises e comentários de diretores e conselheiros..

LIVE: https://youtube.com/live/EZqrc1Ht0tc

Então, inscreva-se no canal por este link para receber um aviso quando a LIVE começar.
www.youtube.com/channel/UC6zizeU7jk9E59rWL_Gqh6Q?sub_confirmation=1

REFORÇAMOS QUE QUEM PUDER COMPARECER DEVE IR À MANIFESTAÇÃO PARA MOSTRAMOS A NOSSA FORÇA.

A ABCF PRECISA DE VOCÊ. SEJA SÓCIO. APOIE QUEM TE DEFENDE

Precisamos fortalecer as entidades representativas, inclusive financeiramente, para protegermos os participantes da Forluz e da Cemig Saúde. Os custos com advogados e outras consultorias são elevados.

Não se esqueça de se tornar sócio da ABCF e fortalecer quem defende os participantes. Importante deixar claro que a Justiça só vai dar o direito a ações contra perdas de direitos na Forluz a quem for sócio de alguma entidade.

Se você ainda não é sócio, junte-se a nós da ABCF.

É simples se tornar um associado. Clique no link. São apenas R$ 20,40 por mês.

Inscreva-se em nosso canal no YouTube. Clique aqui.

Somente nossa eterna vigilância vai proteger a Forluz e a Cemig Saúde

Curta nossa página no Facebook – https://www.facebook.com/PortalABCF

Siga a ABCF no Instagram – https://www.instagram.com/portal.abcf/

Entre em nosso grupo no Telegram – https://t.me/joinchat/kUB-0Dm0YmZkYTdh

Conheça a História da ABCF e faça parte dela: https://portalabcf.com.br/historia/

Conheça a diretoria e o conselho da ABCF: https://portalabcf.com.br/abcf/diretoria-e-conselheiros/