Reajuste “negativo” na Cemig Saúde é granada no bolso dos benefíciários que pagarão a conta em breve

Na noite desta quinta-feira, 8 de fevereiro, os conselheiros indicados pela Cemig aprovaram um reajuste “negativo” de 10% nas mensalidades do PSI Cemig Saúde. O que aparentemente é uma boa notícia é, na verdade, o primeiro passo para a Cemig causar prejuízo no plano de saúde dos aposentados e ativos da Cemig.

Com uma inflação anual de 4,8% (IPCA) e uma inflação médica (índice utilizado pelo setor de saúde) de 14,1%, a redução de 10% nas mensalidades significa que a Cemig Saúde terá que usar o fundo garantidor (colchão) para fazer frente às despesas do plano em 2024. Em um ou dois anos as mensalidades dos beneficiários terão que aumentar em valores estratosféricos para recompô-lo.

NÃO CAIA NO GOLPE. VOCÊ JÁ VIU PLANO DE SAÚDE REDUZIR O VALOR DA MENSALIDADE?

O reajuste “negativo” consumirá todo o saldo de quase R$ 500 milhões que a Cemig Saúde possui como fundo garantidor (colchão) em cerca de três anos e a conta vai chegar.

Quem montou a armadilha?

Os conselheiros indicados (com voto de minerva) votaram pela destruição do plano comandados por Anderson Ferreira, presidente da Cemig Saúde, e Túlio Randazzo, presidente do Conselho Deliberativo indicado pela Cemig. Os conselheiros eleitos foram contra o uso do fundo garantidor para bancar a melhoria do caixa da Cemig com a redução da contribuição da patrocinadora.

Entidades vão à ANS

As entidades representativas vão tomar todas as medidas junto à ANS e ao Judiciário a fim de preservar a Cemig Saúde para os seus beneficiários.

A união de entidades e destinatários dos serviços da Cemig Saúde é muito importante, neste momento, para se construir a resistência ao governo do estado e seus mandatários na Cemig e na Operadora de Saúde.

Faça sua parte

converse com seu companheiro aposentado e da ativa e esclareça o que está acontecendo. Compartilhe essas informações, faça sua crítica nas redes sociais e fique atento aos chamados das entidades representativas. Não existe almoço grátis, a conta vai chegar e vai ser salgada.

A ABCF PRECISA DE VOCÊ. SEJA SÓCIO. APOIE QUEM TE DEFENDE

Precisamos fortalecer as entidades representativas, inclusive financeiramente, para protegermos os participantes da Forluz e da Cemig Saúde. Os custos com advogados e outras consultorias são elevados.

Não se esqueça de se tornar sócio da ABCF e fortalecer quem defende os participantes. Importante deixar claro que a Justiça só vai dar o direito a ações contra perdas de direitos na Forluz a quem for sócio de alguma entidade.

Se você ainda não é sócio, junte-se a nós da ABCF.

É simples se tornar um associado. Clique no link. São apenas R$ 18,30 por mês.

Inscreva-se em nosso canal no YouTube. Clique aqui.

Somente nossa eterna vigilância vai proteger a Forluz e a Cemig Saúde

Curta nossa página no Facebook – https://www.facebook.com/PortalABCF

Siga a ABCF no Instagram – https://www.instagram.com/portal.abcf/

Entre em nosso grupo no Telegram – https://t.me/joinchat/kUB-0Dm0YmZkYTdh

Conheça a História da ABCF e faça parte dela: http://portalabcf.com.br/historia/

Conheça a diretoria e o conselho da ABCF: http://portalabcf.com.br/abcf/diretoria-e-conselheiros/