Ato gigante mobiliza aposentados e ativos em defesa da Cemig Saúde

Um ato gigante mobilizou trabalhadores da ativa, aposentados e pensionistas em Defesa da Cemig Saúde na frente da sede da Cemig na manhã e início da tarde desta terça-feira, 8 de abril. Após o ato, os beneficiários seguiram em caminhada até a Assembleia Legislativa e se juntaram às categorias de Educação, Saúde e Segurança Pública contra desmandos e cortes do governo Romeu Zema (Partido Novo).

Abaixo, momento em que as categorias de eletricitários e educadores se encontraram.

 

Ver esta publicação no Instagram

 

Uma publicação partilhada por ABCF (@portal.abcf)

Em frente à Cemig, trabalhadores da ativa, aposentados e pensionistas organizaram um grande abraço à Cemig.

Abaixo, no Instagram da ABCF, vídeo de toda a extensão do ABRAÇO. Aproveite e siga o Instagram da ABCF.

 

Ver esta publicação no Instagram

 

Uma publicação partilhada por ABCF (@portal.abcf)

Veja fotos e vídeos no Álbum de fotos do Ato em Defesa da Cemig Saúde no Instagram da ABCF.

 

Ver esta publicação no Instagram

 

Uma publicação partilhada por ABCF (@portal.abcf)

Momento em que os beneficiários chegaram à Assembleia Legislativa e se juntaram a trabalhadoras e trabalhadores da Educação, Saúde e Segurança Pública.

 

Ver esta publicação no Instagram

 

Uma publicação partilhada por ABCF (@portal.abcf)

Fatura ‘impagável’

Os beneficiários disseram ser impossível arcar com o aumento de 60,5% a retirada de patrocínio do plano de saúde. Eles relataram que pessoas com doenças crônicas e/ou medicação cara ficarão sem assistência.

Descumprimento de decisões judiciais

Um ponto em comum entre os protestos de eletricitários, educadores e trabalhadores da saúde foi o descumprimento, por parte do governo Zema, de decisões judiciais. O governo estadual tem sido derrotado judicialmente em temas como fechamento de hospitais e pagamento do piso salarial, no entanto, não está cumprindo as decisões.

O mesmo acontece com os eletricitários. Mesmo protegidos por decisões que impedem o aumento da mensalidade do plano de saúde e retirada de patrocínio, a gestão Zema na Cemig segue implementando ações que retiram direitos dos beneficiários. Até a decisão do Tribunal Superior do Trabalho (TST), que acaba com a renovação automática do Acordo Coletivo Específico (ACE), não está transitada em julgado (definitiva). Ainda cabem recursos para o próprio TST e para o Supremo Tribunal Federal (STF).

Negociações de novo ACE

As negociações pelo novo Acordo Coletivo Específico (ACE) da Cemig Saúde andaram de lado. A Cemig não abre mão da retirada de patrocínio e do aumento. Prometeu, ainda, a “bondade” de não excluir por inadimplência, até 9 de maio, os beneficiários que não pagaram os boletos do aumento de 60,5% e da retirada de patrocínio. Ou seja, até se encerrarem os 45 dias de negociação.

O problema é que o próprio Regulamento do PSI/Cemig Saúde prevê um prazo maior, de 60 dias a partir do primeiro débito. No caso, o prazo seria até 31 de maio.

Por outro lado, prometeu disponibilizar os dados atuariais da Cemig Saúde para que as entidades possam estudá-los e apresentar uma proposta de ACE.

A ABCF PRECISA DE VOCÊ. SEJA SÓCIO. APOIE QUEM TE DEFENDE

Precisamos fortalecer as entidades representativas, inclusive financeiramente, para protegermos os participantes da Forluz e da Cemig Saúde. Os custos com advogados e outras consultorias são elevados.

Não se esqueça de se tornar sócio da ABCF e fortalecer quem defende os participantes. Importante deixar claro que a Justiça só vai dar o direito a ações contra perdas de direitos na Forluz a quem for sócio de alguma entidade.

Se você ainda não é sócio, junte-se a nós da ABCF.

É simples se tornar um associado. Clique no link. São apenas R$ 20,40 por mês.

Inscreva-se em nosso canal no YouTube. Clique aqui.

Somente nossa eterna vigilância vai proteger a Forluz e a Cemig Saúde

Curta nossa página no Facebook – https://www.facebook.com/PortalABCF

Siga a ABCF no Instagram – https://www.instagram.com/portal.abcf/

Entre em nosso grupo no Telegram – https://t.me/joinchat/kUB-0Dm0YmZkYTdh

Conheça a História da ABCF e faça parte dela: https://portalabcf.com.br/historia/

Conheça a diretoria e o conselho da ABCF: https://portalabcf.com.br/abcf/diretoria-e-conselheiros/