Após atacar direitos de idosos, Zema mira pessoas com deficiência, mulheres e LGBTs

Parece que o desprezo do governador Romeu Zema (Partido Novo) é apenas com idosos. Depois de destruir o IPSEMG, aumentando a contribuição de idosos, e tentar fazer o mesmo na Cemig Saúde, o governador agora mira grupos vulneráveis como pessoas com deficiência, mulheres em situação de risco e LGBTQIAPN+.

Romeu Zema excluiu do Plano Plurianual de Ação Governamental (PPAG) de 2025 ações que beneficiam mulheres em situação de vulnerabilidade social e risco de violência, pessoas com deficiência e a comunidade LGBTQIAPN+. Os votos foram publicados no Diário Oficial desta terça-feira, 31 de dezembro, no apagar das luzes de 2024. Talvez para que poucos fiquem sabendo.

Pessoas com deficiência

Zema vetou ações para a instituição de uma política de apoio e auxílio biopsicossocial aos cuidadores exclusivos de pessoas com deficiência (PCDs) e transtornos do neurodesenvolvimento, além de atendimento integral ao PCDs, alegando inconstitucionalidade e “contrariedade ao interesse público”.

Mulheres e LGBTs

O governador também vetou a inclusão do termo “pessoas LGBTQIA+” no programa de políticas de trabalho e emprego para o fomento à inclusão produtiva de mulheres.

O programa de enfrentamento à violência política contra mulheres e o programa de enfrentamento à violência doméstica intrafamiliar contra as mulheres, que propunha a adoção de políticas de auxílio transitório às vítimas, também foram vetados por Zema.

Com informações do jornal Estado de Minas.

A ABCF PRECISA DE VOCÊ. SEJA SÓCIO. APOIE QUEM TE DEFENDE

Precisamos fortalecer as entidades representativas, inclusive financeiramente, para protegermos os participantes da Forluz e da Cemig Saúde. Os custos com advogados e outras consultorias são elevados.

Não se esqueça de se tornar sócio da ABCF e fortalecer quem defende os participantes. Importante deixar claro que a Justiça só vai dar o direito a ações contra perdas de direitos na Forluz a quem for sócio de alguma entidade.

Se você ainda não é sócio, junte-se a nós da ABCF.

É simples se tornar um associado. Clique no link. São apenas R$ 20,40 por mês.

Inscreva-se em nosso canal no YouTube. Clique aqui.

Somente nossa eterna vigilância vai proteger a Forluz e a Cemig Saúde

Curta nossa página no Facebook – https://www.facebook.com/PortalABCF

Siga a ABCF no Instagram – https://www.instagram.com/portal.abcf/

Entre em nosso grupo no Telegram – https://t.me/joinchat/kUB-0Dm0YmZkYTdh

Conheça a História da ABCF e faça parte dela: https://portalabcf.com.br/historia/

Conheça a diretoria e o conselho da ABCF: https://portalabcf.com.br/abcf/diretoria-e-conselheiros/