Leia, abaixo, o comunicado da Cemig Saúde sobre a cobrança retroativa do aumento de 60,5% do PSI.
“Conforme divulgado anteriormente, o Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) revogou a decisão liminar que impedia a aplicação do reajuste técnico nas mensalidades do Prosaúde Integrado da Cemig (PSI).
Com a publicação do acórdão da decisão em 14/08/2025, a Cemig Saúde retomará a cobrança do reajuste técnico.
Implementação do reajuste técnico:
Atendendo à solicitação da Patrocinadora Cemig, o novo valor da mensalidade será aplicado a partir de setembro de 2025.
Na competência de setembro, será realizada a cobrança dos valores referentes aos meses de junho, julho, agosto e setembro de 2025.
A cobrança será efetuada diretamente na folha de pagamento. Nos casos em que isso não for possível, será emitido um boleto bancário para quitação.
Informação importante:
Lembramos que a falta de pagamento das contribuições pode acarretar a exclusão do plano, conforme previsto no Art. 26, inciso IV, do Regulamento do PSI e em conformidade com a Resolução Normativa nº 593/2023 da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS).
É possível negociar o débito?
Sim. Conforme regra de negociação vigente, beneficiários com 30 dias ou mais de atraso podem negociar suas dívidas com condições facilitadas, evitando a exclusão e todos os transtornos decorrentes dela:
- Parcelamento em até 24 vezes
- Valor mínimo de R$ 100,00 por parcela
Durante a vigência da negociação, a contagem do prazo para exclusão é suspensa. Mas, caso as parcelas não sejam pagas, o beneficiário poderá ser novamente excluído e ficará sujeito a ter o nome incluído no Cadastro de Proteção ao Crédito do SERASA.
Onde negociar?
Você pode negociar seus débitos diretamente pelo aplicativo ou pela Área do Beneficiário da Cemig Saúde. A funcionalidade está disponível na página inicial de ambos os canais e no menu de serviços.
Ela pode ser utilizada para débitos com vencimento superior a 30 dias.
Para boletos em aberto com menos tempo de atraso, a consulta pode ser feita na opção 2ª via de boleto, também disponível nesses dois canais.
Além disso, a negociação está disponível pelos canais oficiais de relacionamento:
Chat no portal Cemig Saúde: www.cemigsaude.org.br
Fale Conosco, disponível na Área do Beneficiário ou no aplicativo.
Importante: em qualquer um dos canais, a negociação somente pode ser feita pelo titular do plano”.
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