Refinanciamento de dívidas dos estados é aprovado, Zema admite federalização, mas insiste na ‘corporation’ e ganha tempo para destruir Cemig, Forluz e Cemig Saúde

Prazo alongado para adesão dará mais tempo ao governo estadual para continuar o desmonte de direitos na Cemig, Forluz e Cemig Saúde

O Programa de Pleno Pagamento da Dívida dos Estados com a União (PROPAG), de refinanciamento das dívidas dos estados, foi aprovado na noite desta terça-feira, 17 de dezembro de 2024, no Senado por unanimidade. O texto do PLP 121/2024 vai para sanção do presidente Lula (PT).

Estados endividados e que estejam no Regime de Recuperação Fiscal (RRF), caso de Minas Gerais, poderão aderir ao novo programa que reduz os juros, permite um prazo de até 30 anos para o pagamento e o abatimento da dívida por meio da federalização de ativos estaduais.

Zema concorda com federalização, mas quer manter transformação em ‘corporation’

Presente à votação no Senado, o governador Romeu Zema (Partido NOVO) concordou com todos os pontos acordados e vai aderir ao PROPAG e, consequentemente, à federalização. Entretanto, uma mudança no projeto pode trazer prejuízos aos mineiros.

O prazo de adesão ao novo refinanciamento das dívidas passou de 120 dias para até 31 de dezembro de 2025. O prazo alongado para adesão dará mais tempo ao governo estadual para continuar o desmonte de direitos na Cemig, Forluz e Cemig Saúde.

Zema aceita ceder Cemig, Copasa e Codemig ao governo federal para abater a dívida de R$ 170 bilhões. Entretanto, o governador não desistiu de transformar Cemig e Copasa em ‘corporation’, um modelo em que o estado mantém as ações das empresas, mas não tem mais poder de voto. Em resumo, o estado é dono, mas não manda. Veja aqui a explicação sobre corporation.

Leia o PLP 121/2024 aqui

A ABCF PRECISA DE VOCÊ. SEJA SÓCIO. APOIE QUEM TE DEFENDE

Precisamos fortalecer as entidades representativas, inclusive financeiramente, para protegermos os participantes da Forluz e da Cemig Saúde. Os custos com advogados e outras consultorias são elevados.

Não se esqueça de se tornar sócio da ABCF e fortalecer quem defende os participantes. Importante deixar claro que a Justiça só vai dar o direito a ações contra perdas de direitos na Forluz a quem for sócio de alguma entidade.

Se você ainda não é sócio, junte-se a nós da ABCF.

É simples se tornar um associado. Clique no link. São apenas R$ 20,40 por mês.

Inscreva-se em nosso canal no YouTube. Clique aqui.

Somente nossa eterna vigilância vai proteger a Forluz e a Cemig Saúde

Curta nossa página no Facebook – https://www.facebook.com/PortalABCF

Siga a ABCF no Instagram – https://www.instagram.com/portal.abcf/

Entre em nosso grupo no Telegram – https://t.me/joinchat/kUB-0Dm0YmZkYTdh

Conheça a História da ABCF e faça parte dela: https://portalabcf.com.br/historia/

Conheça a diretoria e o conselho da ABCF: https://portalabcf.com.br/abcf/diretoria-e-conselheiros/