Privatizada ENEL deixa 2,6 milhões sem luz em SP e não tem previsão de volta da energia

A privatização vai mostrando suas garras em São Paulo. Após chuva de apenas uma hora, a ENEL — empresa privatizada de energia de São Paulo — deixou cerca de 2,6 milhões de pessoas em São Paulo ficaram sem energia elétrica na noite de sexta-feira e 1,4 milhão permanece sem luz até a tarde de sábado, quando esta matéria foi fechada. São mais de 14 horas sem energia.

O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, criticou a ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica) por falhar na fiscalização das empresas de energia. “A agência claramente se mostra falha na fiscalização da distribuidora de energia, uma vez que o histórico de problemas da Enel ocorre reiteradamente em São Paulo e também em outras áreas de concessão da empresa”.

Silveira também cutucou a ANEEL por não dar andamento às reclamações que poderiam resultara na cassação da concessão da privatizada. “A agência reguladora não deu qualquer andamento ao processo que poderia levar à caducidade da distribuidora, requerido há um ano pelo ministério, o que deve ensejar a apuração da atuação da Aneel junto aos órgãos de controle”.

Em novembro de 2023, a ENEL não conseguiu manter o fornecimento de energia ou retomá-lo após uma chuva. Cinco dias após as chuvas de novembro passado, milhares de clientes da ENEL seguiam sem energia.

A ENEL não deu previsão de volta da energia.

A ABCF PRECISA DE VOCÊ. SEJA SÓCIO. APOIE QUEM TE DEFENDE

Precisamos fortalecer as entidades representativas, inclusive financeiramente, para protegermos os participantes da Forluz e da Cemig Saúde. Os custos com advogados e outras consultorias são elevados.

Não se esqueça de se tornar sócio da ABCF e fortalecer quem defende os participantes. Importante deixar claro que a Justiça só vai dar o direito a ações contra perdas de direitos na Forluz a quem for sócio de alguma entidade.

Se você ainda não é sócio, junte-se a nós da ABCF.

É simples se tornar um associado. Clique no link. São apenas R$ 20,40 por mês.

Inscreva-se em nosso canal no YouTube. Clique aqui.

Somente nossa eterna vigilância vai proteger a Forluz e a Cemig Saúde

Curta nossa página no Facebook – https://www.facebook.com/PortalABCF

Siga a ABCF no Instagram – https://www.instagram.com/portal.abcf/

Entre em nosso grupo no Telegram – https://t.me/joinchat/kUB-0Dm0YmZkYTdh

Conheça a História da ABCF e faça parte dela: https://portalabcf.com.br/historia/

Conheça a diretoria e o conselho da ABCF: https://portalabcf.com.br/abcf/diretoria-e-conselheiros/