Morte de trabalhador da Cemig e a necessidade de rever práticas de segurança

 

A morte do trabalhador Gabriel Luciano da Silva Barbosa, de apenas 27 anos, no dia 3 de julho de 2023, mostra a necessidade de se rever as práticas de segurança na Cemig. Gabriel Luciano morreu eletrocutado enquanto trabalhava na manutenção da subestação Pai Joaquim, na cidade de Santa Juliana, no Triângulo Mineiro.

O trabalhador sofreu um choque elétrico de 13.800 volts, foi socorrido, mas morreu quando estava sendo encaminhado para o hospital em Uberaba; Gabriel Luciano em Uberaba há mais de 4 anos como técnico de manutenção e operação de estações.

Maior número de mortes em 20 anos

O coordenador-geral do Sindieletro, Emerson Andrada, disse que, na gestão de Reynaldo Passanezi, observou-se o maior número de mortes por acidentes em linha viva nos últimos 20 anos. O maior da história da Cemig.

Emerson Andrada, que já trabalhou na mesma função de Gabriel Luciano, lembra que o período de adaptação era maior. “Antigamente, as pessoas demoravam muito tempo para serem autorizadas a exercer trabalho em pórticos. Demorei quase três anos para ser autorizado, enquanto o Gabriel, com dez meses, já fazia o mesmo tipo de serviço”, explica.

Ele critica, ainda, a “desativação gradativa” da Univercemig em Sete Lagoas, responsável por fornecer treinamento em segurança do trabalho aos servidores.

Com informações do Sindieletro e jornal O Tempo.

A ABCF PRECISA DE VOCÊ. SEJA SÓCIO. APOIE QUEM TE DEFENDE

Precisamos fortalecer as entidades representativas, inclusive financeiramente, para protegermos os participantes da Forluz e da Cemig Saúde. Os custos com advogados e outras consultorias são elevados.

Não se esqueça de se tornar sócio da ABCF e fortalecer quem defende os participantes. Importante deixar claro que a Justiça só vai dar o direito a ações contra perdas de direitos na Forluz a quem for sócio de alguma entidade.

Se você ainda não é sócio, junte-se a nós da ABCF.

É simples se tornar um associado. Clique no link. São apenas R$ 18,30 por mês.

Inscreva-se em nosso canal no YouTube. Clique aqui.

Somente nossa eterna vigilância vai proteger a Forluz e a Cemig Saúde.

Curta nossa página no Facebook – https://www.facebook.com/PortalABCF

Siga a ABCF no Instagram – https://www.instagram.com/portal.abcf/

Receba notícias pelo WhatsApp – https://chat.whatsapp.com/HcRys1VwIoXKl0XLMIlSFu

Entre em nosso grupo no Telegram – https://t.me/joinchat/kUB-0Dm0YmZkYTdh

Receba notícias pelo WhatsApp >>> https://chat.whatsapp.com/HcRys1VwIoXKl0XLMIlSFu

Conheça a História da ABCF e faça parte dela: http://portalabcf.com.br/historia/

Conheça a diretoria e o conselho da ABCF: http://portalabcf.com.br/abcf/diretoria-e-conselheiros/