segunda-feira, fevereiro 16, 2026
Início Cemig Governo Zema cria confusão sobre pagamento da dívida para ganhar tempo, não...

Governo Zema cria confusão sobre pagamento da dívida para ganhar tempo, não pagar nada e privatizar

Zema cria confusão antes de federalização para não pagar dívida e 'passar a boiada' com isenção fiscal para Localiza e aliados, congelamento de salários de servidores e privatização da Saúde e de subsidiárias da Cemig

Nos últimos anos, o governo Zema tem criado uma grande confusão sobre o pagamento da dívida de Minas. Neste processo, Zema tem ganhado tempo para, além de não pagar nenhuma parcela dos R$ 170 bilhões da dívida desde que assumiu o primeiro mandato em 2019, dar isenções fiscais para aliados, privatizar subsidiárias da Cemig, privatizar a saúde, impor teto de gastos e conceder aumento de 300% a si mesmo e a seus secretários.

Ainda sem a aprovação do acordo que previa, entre outras coisas, a federalização de estatais mineiras, Zema passou por cima do legislativa estadual e aderiu, provisoriamente, ao Regime de Recuperação Fiscal (RRF).

No dia 28 de agosto de 2024, mesmo sem aprovação da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, o governador Romeu Zema (NOVO) publicou um decreto que criou um teto de gastos no estado. Na prática, congelou investimetos e os salários dos servidores estaduais. O decreto veio após um acordo entre o governo de Minas Gerais e a Advocacia-Geral da União apresentado ao Supremo Tribunal Federal (STF), que vem concedendo sucessivos adiamentos para o pagamento da dívida de Minas desde 2019.

RRF ou PROPAG com federalização?

O STF homologou o acordo no dia 29 de agosto e a primeira parcela da dívida pelo Regime de Recuperação Fiscal (RRF) deve ser paga no dia 1º de outubro. Entretanto, o Propag (Programa de Pleno Pagamento de Dívidas dos Estados) ainda está na mesa. PROPAG é o programa de pagamento de dívidas que será oferecido aos estados inadimplentes ou não. As dívidas teriam seus juros reduzidos, prazo de 30 anos e parcelas transformadas em investimentos em educação, segurança ou infraestrutura. O projeto de lei que cria o PROPAG já foi aprovado no Senado e aguarda aprovação da Câmara dos Deputados.

Caso queira aderir ao PROPAG, Minas Gerais entraria com ativos em troca de redução de dívida e juros das parcelas, além de compromisso de investir parte do débito em educação, infraestrutura e segurança. Cemig, Copasa, Gasmig e Codemig seriam federalizadas, ou seja, passariam para o controle da União.

Zema usou adiamentos para ‘passar a boiada’

A deputada estadual Beatriz Cerqueira (PT) diz que o governo Zema nunca quis, realmente, resolver o problema da dívida. “De 2019 a 2022, o governo Zema teve um governo federal aliado e, durante todo esse tempo, não resolveu o problema da dívida”, disse a deputada em entrevista à Rádio O Tempo. “O que o governo quer? Privatizar escola pública, saúde pública e nossas estatais”.

Para Beatriz Cerqueira, Regime de Recuperação Fiscal não é para tratar e resolver a dívida, uma vez que, segundo cálculos feitos por especialistas, ela vai ficar maior depois de nove anos. As sucessivas prorrogações de prazo e demora para resolver os detalhes de pagamento da dívida têm o objetivo de “não pagar nada”, na visão da deputada.

“Um estado que está em regime de recuperação fiscal não aumenta o salário do governador e de seus secretários em 300%. Um estado que está em recuperação fiscal não paga jetons, não dá isenção fiscal”, concluiu Beatriz Cerqueira.

A ABCF PRECISA DE VOCÊ. SEJA SÓCIO. APOIE QUEM TE DEFENDE

Precisamos fortalecer as entidades representativas, inclusive financeiramente, para protegermos os participantes da Forluz e da Cemig Saúde. Os custos com advogados e outras consultorias são elevados.

Não se esqueça de se tornar sócio da ABCF e fortalecer quem defende os participantes. Importante deixar claro que a Justiça só vai dar o direito a ações contra perdas de direitos na Forluz a quem for sócio de alguma entidade.

Se você ainda não é sócio, junte-se a nós da ABCF.

É simples se tornar um associado. Clique no link. São apenas R$ 20,40 por mês.

Inscreva-se em nosso canal no YouTube. Clique aqui.

Somente nossa eterna vigilância vai proteger a Forluz e a Cemig Saúde

Curta nossa página no Facebook – https://www.facebook.com/PortalABCF

Siga a ABCF no Instagram – https://www.instagram.com/portal.abcf/

Entre em nosso grupo no Telegram – https://t.me/joinchat/kUB-0Dm0YmZkYTdh

Conheça a História da ABCF e faça parte dela: https://portalabcf.com.br/historia/

Conheça a diretoria e o conselho da ABCF: https://portalabcf.com.br/abcf/diretoria-e-conselheiros/