Fundada em 1971 pela então Companhia Força e Luz de Minas Gerais, posteriormente adquirida pela Cemig, a Forluz se tornou um importante instrumento da política de recursos humanos da Cemig e suas subsidiárias. Entidade sem fins lucrativos, é mantida por contribuições das empresas patrocinadoras de seus planos e dos seus empregados e destaca-se como pioneira entre as instituições que buscam preparar o participante para tomar decisões que colaborem para um futuro financeiro saudável.
Hoje, a Fundação possui cerca de 22 mil participantes e seu principal objetivo é oferecer proteção social a cada um deles, bem como às suas famílias, através do pagamento de complementação de aposentadorias.
Maior fundo de pensão de Minas Gerais, a Forluz está entre os oito maiores do país, com ativos financeiros que somam atualmente mais de R$16 bilhões.
A trajetória da Forluz, nas suas primeiras quatro décadas de vida, foi contada no livro comemorativo dos 40 anos da Fundação, recheado de fotos histórias.
Balanço
Ao longo do ano, várias atividades internas e externas são desenvolvidas pela Forluz. A Fundação publica, anualmente, um Relatório Anual de Informações (RAI), que demonstram e buscam dar transparência às principais realizações, à situação patrimonial dos planos e aos resultados das avaliações dos auditores independentes.
Clique aqui e acesse o relatório.
Estatuto
O Estatuto da Forluz é um conjunto de princípios e normas de atuação e organização da Fundação. A constituição, as atribuições e a composição dos órgãos administrativos e de fiscalização constam no Estatuto. Abaixo das leis e normas emanadas do poder público, é o principal documento que rege a Entidade.
Clique aqui e acesse o Estatuto.
Manual de Governança
O Manual de Governança Corporativa tem por objetivo alcançar padrões de excelência em suas atividades, promover melhoria contínua na prestação de serviços a seus participantes e patrocinadoras, e monitorar a gestão dos ativos a fim de contribuir para a perenidade da Fundação.
Clique aqui e acesse o Manual de Governança Corporativa.