quarta-feira, fevereiro 18, 2026
Início Cemig Saúde Em Assembleia, sócios aprovam que ABCF entre na Justiça para preservar direitos...

Em Assembleia, sócios aprovam que ABCF entre na Justiça para preservar direitos de ativos e aposentados na Cemig Saúde e Forluz

Os sócios da ABCF aprovaram — em Assembleia Geral realizada nesta quarta-feira, 10/11/2021 — que a Associação, sozinha ou em conjunto com outras entidades representativas, tome medidas judiciais e extrajudiciais na defesa de seus interesses contratando escritórios de advocacia ou entrando com ações na Justiça.

As assembleias autorizativas são uma exigência da Justiça. Veja ata aqui

O que foi aprovado

A ABCF, portanto, está autorizada a questionar: (1) as modificações Prosaúde Integrado da Cemig — PSI propostas pelas patrocinadoras visando a redução/eliminação das obrigações pós-emprego; (2) a alteração/exclusão do artigo 57 (cinquenta e sete) do regulamento do Plano A da Fundação Forluminas de Seguridade Social – Forluz, bem como para exigir que as patrocinadoras assumam equacionamento total do déficit do referido plano; (3) a decisão da Cemig GT acerca das Opções de Venda (PUT) das cotas dos Fundos de Investimentos em Participações (FIPs Malbec e Melbourne), sobre aplicações na Usina de Santo Antônio, realizadas com recursos do Plano A da Forluz; (4) as alterações promovidas no regulamento do Plano B da Forluz, em 15/07/2021, caso os estudos atuariais jurídicos contratados demonstrem algum tipo de prejuízo para os participantes.

Cemig ataca plano de ativos e aposentados

Na quarta-feira, 11 de novembro, a Cemig divulgou ter entrado na Justiça com duas ações atacando o plano de saúde para ativos e aposentados. A empresa pediu ao Tribunal Regional do Trabalho que seja mediador de sua proposta (que sequer está completa ou foi negociada de verdade com as entidades representativas) com associações e sindicatos e que anule a renovação automática do Acordo Coletivo Específico (ACE) do Pró-Saúde Integrado (PSI).

A ABCF PRECISA DE VOCÊ. SEJA SÓCIO. APOIE QUEM TE DEFENDE

Precisamos fortalecer as entidades representativas, inclusive financeiramente, para protegermos os participantes da Forluz e da Cemig Saúde. Os custos com advogados e outras consultorias são elevados.

Não se esqueça de se tornar sócio da ABCF e fortalecer quem defende os participantes. Importante deixar claro que a Justiça só vai dar o direito a ações contra perdas de direitos na Forluz a quem for sócio de alguma entidade.

Se você ainda não é sócio, junte-se a nós da ABCF.

É simples se tornar um associado. Clique no link. São apenas R$ 13,57 por mês.

Inscreva-se em nosso canal no YouTube. Clique aqui.

Somente nossa eterna vigilância vai proteger a Forluz e a Cemig Saúde

Receba notícias pelo WhatsApp >>> https://chat.whatsapp.com/HcRys1VwIoXKl0XLMIlSFu

Conheça a História da ABCF e faça parte dela: https://portalabcf.com.br/historia/

Conheça a diretoria e o conselho da ABCF: https://portalabcf.com.br/abcf/diretoria-e-conselheiros/