DRP Claudia Ricaldoni – Forluz precisa melhorar critérios para empréstimos

Como já informamos, desde 2018 a Forluz implementou alterações no Regulamento de Empréstimo que diminuíram o acesso ao crédito, principalmente dos participantes assistidos em renda variável, também chamada erroneamente de “cotas”. Anteriormente, a margem consignável, que definia o montante a ser emprestado, era calculada considerando a Renda Global, que somava ao benefício da Forluz, o benefício do INSS.

Cláudia Ricaldoni, presidente da Associação dos Participantes de Fundo de Pensão -Anapar, participa de debate sobre a situação dos fundos de pensão brasileiros. Foto José Cruz-Agência Senado

A partir de 2018, passou a ser calculada somente sobre o rendimento recebido pela Forluz. Outra alteração importante foi a diminuição do prazo de amortização, que era de 180 meses, para 120 meses para ativos e assistidos em renda vitalícia e 60 meses para participantes em renda variável. Com essas duas alterações, o acesso a novos recursos tornou-se quase inviável para os participantes que contrataram empréstimos com as regras antigas, principalmente porque a Entidade não criou nenhuma regra de transição para que os participantes pudessem se ajustar ao longo do tempo, evitando situações dramáticas que atendemos todos os dias.

Em 2022, o prazo para amortização de Expediente empréstimos para participantes assistidos em renda variável passou a ser de 96 meses, mas a margem consignável foi reduzida para 25% do benefício Forluz e foi criada a possibilidade de renegociação dos empréstimos, ampliando o prazo para 150 meses, mas sem a concessão de “dinheiro novo”. Ajudou, mas não resolveu o problema e continuamos tendo participantes inadimplentes e sem acesso a novos recursos. Desde que tomamos posse, temos debatido internamente com a Diretoria de Investimentos a necessidade de alterar algumas regras para atender à demanda crescente dos participantes.

A seguir, algumas sugestões que já apresentamos. Pontos de debates levados pela DRP:

>>Manter o prazo de empréstimo em 120 meses para todos com margem consignável de 30%.
>>Desconto de parte das parcelas no adiantamento quinzenal para quem fez essa opção, claramente informada no regulamento.
>>Facultar ao participante suspender a cobrança do empréstimo por até 6 meses, a cada período de 24 meses.
>> Retornar com a possibilidade do empréstimo simultâneo para quem tem margem consignável, sem que tenha que renegociar o empréstimo em vigor.
>> Renegociar os empréstimos com inadimplência, suspendendo os juros de mora, mantendo o pagamento do principal.
>> Para os participantes que pagam empréstimos em 180 meses, permitir a renegociação, inclusive com recursos novos, num prazo de 150 meses. Seria a regra de transição.
>> Estudar a possibilidade da redução da taxa de juros. Todos sabemos que o Empréstimo é uma modalidade de investimento e que tem que ter rentabilidade compatível com os demais investimentos, mas também pode ser um benefício importante para todos nós, participantes.

Acreditamos que esse equilíbrio entre rentabilidade e benefício precisa ser alcançado o mais rapidamente possível e vamos continuar trabalhando nesse sentido.

A ABCF PRECISA DE VOCÊ. SEJA SÓCIO. APOIE QUEM TE DEFENDE

Precisamos fortalecer as entidades representativas, inclusive financeiramente, para protegermos os participantes da Forluz e da Cemig Saúde. Os custos com advogados e outras consultorias são elevados.

Não se esqueça de se tornar sócio da ABCF e fortalecer quem defende os participantes. Importante deixar claro que a Justiça só vai dar o direito a ações contra perdas de direitos na Forluz a quem for sócio de alguma entidade.

Se você ainda não é sócio, junte-se a nós da ABCF.

É simples se tornar um associado. Clique no link. São apenas R$ 20,40 por mês.

Inscreva-se em nosso canal no YouTube. Clique aqui.

Somente nossa eterna vigilância vai proteger a Forluz e a Cemig Saúde

Curta nossa página no Facebook – https://www.facebook.com/PortalABCF

Siga a ABCF no Instagram – https://www.instagram.com/portal.abcf/

Entre em nosso grupo no Telegram – https://t.me/joinchat/kUB-0Dm0YmZkYTdh

Conheça a História da ABCF e faça parte dela: https://portalabcf.com.br/historia/

Conheça a diretoria e o conselho da ABCF: https://portalabcf.com.br/abcf/diretoria-e-conselheiros/