terça-feira, fevereiro 17, 2026
Início Cemig Saúde Direção da Cemig Saúde mente sobre reajuste do plano

Direção da Cemig Saúde mente sobre reajuste do plano

Nota da direção da Cemig Saúde mente ao dizer que não pagamento de reajuste pela Cemig não ameaça financeiramente o plano

Beneficiários já tiveram o reajuste descontado no contracheque da Forluz

A direção da Cemig Saúde soltou uma nota no site em que afirma que o não pagamento, por parte da Cemig, do reajuste do plano de saúde não o afetaria financeiramente. Disse, ainda, que os beneficiários ainda vão pagar o reajuste. Não é verdade.

A nota afirma: “A equipe da operadora realizou as análises financeiras, econômicas e atuariais que assegurariam que eventual decisão sobre a não aplicabilidade do reajuste financeiro não afetaria a solvência e a saúde financeira do plano”.

Se a “equipe da operadora” fez estudos, estes não foram disponibilizados aos Conselheiros para análise antes da reunião convocada. E a afirmação de que “não afetaria a solvência e a saúde financeira do plano” precisa ser melhor explicada.

O não pagamento de reajuste por parte da Cemig geraria uma redução de receita de R$ 71 milhões ao plano e é contraditório com o discurso de “sustentabilidade” que levou aos cortes de benefícios. Além disso, um mero adiamento de receita, no mínimo, acarretaria a necessidade de antecipação da aplicação do reajuste técnico.

Beneficiários já estão pagando o reajuste

A outra mentira é quando a nota da direção da Cemig Saúde diz que o reajuste “será aplicado” aos beneficiários. Não, o reajuste já foi aplicado no contracheque do beneficiário e está descontado no valor que a Forluz creditou nas contas dos participantes.

Absurda também é a instalação da própria reunião do Conselho Deliberativo que, desta forma, representa um fragrante desrespeito ao Judiciário, já que a manutenção das cláusulas o ACE, inclusive a dos reajustes, está liminarmente imposta por decisão judicial.

Concluindo, este absurdo deve ser urgentemente corrigido, exigindo-se a retratação da Cemig Saúde, inicialmente por via administrativa nos âmbitos dos Conselhos Deliberativo e Fiscal da operadora. E, se não efetivada, via Justiça, responsabilizado os autores desta comunicação.

A ABCF PRECISA DE VOCÊ. SEJA SÓCIO. APOIE QUEM TE DEFENDE

Precisamos fortalecer as entidades representativas, inclusive financeiramente, para protegermos os participantes da Forluz e da Cemig Saúde. Os custos com advogados e outras consultorias são elevados.

Não se esqueça de se tornar sócio da ABCF e fortalecer quem defende os participantes. Importante deixar claro que a Justiça só vai dar o direito a ações contra perdas de direitos na Forluz a quem for sócio de alguma entidade.

Se você ainda não é sócio, junte-se a nós da ABCF.

É simples se tornar um associado. Clique no link. São apenas R$ 13,57 por mês.

Inscreva-se em nosso canal no YouTube. Clique aqui.

Somente nossa eterna vigilância vai proteger a Forluz e a Cemig Saúde

Receba notícias pelo WhatsApp >>> https://chat.whatsapp.com/HcRys1VwIoXKl0XLMIlSFu

Conheça a História da ABCF e faça parte dela: https://portalabcf.com.br/historia/

Conheça a diretoria e o conselho da ABCF: https://portalabcf.com.br/abcf/diretoria-e-conselheiros/