A divisão do valor do custeio do PSI/Cemig Saúde e a apresentação de uma proposta de Acordo Coletivo Específico (ACE) foram as pautas da quarta reunião de negociação entre entidades representativas dos beneficiáiros e Cemig nesta terça-feira, 15 de abril.
As informações sobre o plano de saúde, essenciais para que as entidades pudessem estudar e propor os parâmetros do ACE, só foram disponibilizadas pela Cemig na quinta-feira, 10 de abril, à noite.
A próxima reunião está marcada para o dia 24 de abril e as negociações vão até dia 9 de maio, prazo acordado para a apresentação de uma proposta de ACE pelas entidades representativas.
Após a reunião pela manhã, aposentados e pensionistas realizaram nova manifestação em frente à Cemig, juntamente com os trabalhadores da ativa em greve.
Dissídio mantido
A reunião de mediação do Tribunal Regional do Trabalho (TRT) entre sindicatos e Cemig foi realizada na tarde de ontem sobre o Acordo Coletivo Específico do PSI.
O desembargador Sebastião Geraldo Oliveira fez a seguinte proposta:
1. Suspensão do dissídio por 60 dias;
2. Suspensão da greve;
3. Suspensão do reajuste de 60,5% e da retirada de patrocínio por parte da Cemig, no mesmo período, para retomada das negociações.
Os sindicatos concordaram com a proposta, mas a Cemig recusou-se a suspender as cobranças. Desse modo, não houve acordo e o dissídio coletivo está mantido. A Cemig tem que apresentar suas contrarrazões para o pedido de liminar de suspensão das cobranças até 23 de abril e o desembargador deve se manifestar sobre as liminares até o dia 25. Nova audiência está marcada para 13 de maio.
Diante da intransigência da Cemig, a luta continua! Seguimos fortes buscando garantir nossos direitos na justiça, na mesa de negociação e junto a deputados e autoridades.
Fiquem atentos para as próximas mobilizações!
A ABCF PRECISA DE VOCÊ. SEJA SÓCIO. APOIE QUEM TE DEFENDE
Precisamos fortalecer as entidades representativas, inclusive financeiramente, para protegermos os participantes da Forluz e da Cemig Saúde. Os custos com advogados e outras consultorias são elevados.
Não se esqueça de se tornar sócio da ABCF e fortalecer quem defende os participantes. Importante deixar claro que a Justiça só vai dar o direito a ações contra perdas de direitos na Forluz a quem for sócio de alguma entidade.
Se você ainda não é sócio, junte-se a nós da ABCF.
É simples se tornar um associado. Clique no link. São apenas R$ 20,40 por mês.
Inscreva-se em nosso canal no YouTube. Clique aqui.
Somente nossa eterna vigilância vai proteger a Forluz e a Cemig Saúde
Curta nossa página no Facebook – https://www.facebook.com/PortalABCF
Siga a ABCF no Instagram – https://www.instagram.com/portal.abcf/
Entre em nosso grupo no Telegram – https://t.me/joinchat/kUB-0Dm0YmZkYTdh
Conheça a História da ABCF e faça parte dela: https://portalabcf.com.br/historia/
Conheça a diretoria e o conselho da ABCF: https://portalabcf.com.br/abcf/diretoria-e-conselheiros/