Cemig tem até dia 10 de julho para apresentar contraproposta sobre Acordo PSI-Cemig Saúde; TST marca data de nova audiência

A Cemig tem até o dia 10 de julho de 2024 para apresentar uma contraproposta ao Tribunal Superior do Trabalho (TST) na mediação sobre o Acordo Coletivo Específico (ACE) da Cemig Saúde. A ABCF e demais entidades representativas dos beneficiários da Cemig Saúde apresentaram uma proposta no dia 20 de junho e o TST reuniu as partes nesta quinta-feira, 27 de junho, em Brasília.

As entidades defenderam a necessidade de uma governança paritária, transparente e responsável, além de um contrato de dívida em montante que permita a sustentabilidade do plano.

Após a resposta da Cemig no dia 10/07, as entidades terão que se posicionar até o dia 31/07. Uma nova audiência de conciliação no TST está prevista para o dia 7 de agosto de 2024.

Esperamos que a resposta da empresa esteja à altura dos desafios e possibilite o acordo judicial.

Entenda o imbroglio Cemig-TST-Entidades sobre o ACE

A Cemig entrou na Justiça contra a renovação automática do ACE para anular as cláusulas do acordo e impor um plano de saúde de mercado a trabalhadores da ativa, aposentados e pensionistas. Pelas características e preço do plano, ficou claro que aposentados seriam excluídos economicamente do plano, já que a Cemig não mais se comprometeria a hornar suas obrigações de pagamente de parte da contribuição. O TST, então, propôs e passou a mediar uma tentativa de acordo entre as partes.

A ABCF PRECISA DE VOCÊ. SEJA SÓCIO. APOIE QUEM TE DEFENDE

Precisamos fortalecer as entidades representativas, inclusive financeiramente, para protegermos os participantes da Forluz e da Cemig Saúde. Os custos com advogados e outras consultorias são elevados.

Não se esqueça de se tornar sócio da ABCF e fortalecer quem defende os participantes. Importante deixar claro que a Justiça só vai dar o direito a ações contra perdas de direitos na Forluz a quem for sócio de alguma entidade.

Se você ainda não é sócio, junte-se a nós da ABCF.

É simples se tornar um associado. Clique no link. São apenas R$ 20,40 por mês.

Inscreva-se em nosso canal no YouTube. Clique aqui.

Somente nossa eterna vigilância vai proteger a Forluz e a Cemig Saúde

Curta nossa página no Facebook – https://www.facebook.com/PortalABCF

Siga a ABCF no Instagram – https://www.instagram.com/portal.abcf/

Entre em nosso grupo no Telegram – https://t.me/joinchat/kUB-0Dm0YmZkYTdh

Conheça a História da ABCF e faça parte dela: http://portalabcf.com.br/historia/

Conheça a diretoria e o conselho da ABCF: http://portalabcf.com.br/abcf/diretoria-e-conselheiros/