A Cemig enviou um comunicado em que está manipulando informação a partir de uma decisão da Justiça para enganar seus empregados e aposentados. O PSI Cemig Saúde continua valendo, nos moldes atuais de atendimento e procedimentos, para trabalhadores ativos, aposentados e pensionistas de um maneira geral. A decisão citada pela Cemig diz respeito a uma ação específica que trata de funcionários e ex-funcionários da FORLUZ.
A decisão que garante o PSI para os demais trabalhadores ativos, aposentados e pensionistas está em pleno vigor. A CEMIG ajuizou ação contra a renovação do Acordo Coletivo Específico (ACE) do PSI e, neste caso, a Justiça determinou a manutenção do PSI com o custeio da empresa. Ou seja, o ACE está em vigor e a Cemig tem que manter o PSI e custeio conforme estabelecido no Acordo.
Veja decisão aqui. Justiça mantem ACE e parte da Cemig no custeio do PSI
Manipulação ou incompetência?
A Cemig tem atacado tanta vezes os direitos de trabalhadores ativos e aposentados utilizando a Justiça que, das duas uma: ou nem sabe de qual ação está tratando ou está manipulando descaradamente as informações.
No comunicado, a Cemig cita uma decisão específica sobre empregados e ex-empregados da Forluz em que o juiz, a pedido da Forluz, reformou parte de sua sentença. O PSI nos moldes atuais continua valendo, mas o juiz permitiu que a Fundação poderia cobrar o valor integral do PSI de ex-empregados da Forluz aposentados e pensionistas.
Conclusão
Resumindo: O PSI de trabalhadores ativos, aposentados e pensionistas em geral (como é hoje, com a mesma cobertura e procedimentos) continua valendo, conforme decisão da Justiça citada acima. Para os ex-empregados da Forluz e pensionistas da Fundação, o PSI também permanece como está, mas o juiz abriu a possibilidade de a Forluz poder cobrar integralmente o custeio de ex-funcionários aposentados da Forluz e pensionistas. Esta parte da decisão já está sendo contestada pela ABCF.
A ABCF PRECISA DE VOCÊ. SEJA SÓCIO. APOIE QUEM TE DEFENDE
Precisamos fortalecer as entidades representativas, inclusive financeiramente, para protegermos os participantes da Forluz e da Cemig Saúde. Os custos com advogados e outras consultorias são elevados.
Não se esqueça de se tornar sócio da ABCF e fortalecer quem defende os participantes. Importante deixar claro que a Justiça só vai dar o direito a ações contra perdas de direitos na Forluz a quem for sócio de alguma entidade.
Se você ainda não é sócio, junte-se a nós da ABCF.
É simples se tornar um associado. Clique no link. São apenas R$ 15,18 por mês.
Inscreva-se em nosso canal no YouTube. Clique aqui.
Somente nossa eterna vigilância vai proteger a Forluz e a Cemig Saúde
Receba notícias pelo WhatsApp >>> https://chat.whatsapp.com/HcRys1VwIoXKl0XLMIlSFu
Conheça a História da ABCF e faça parte dela: https://portalabcf.com.br/historia/
Conheça a diretoria e o conselho da ABCF: https://portalabcf.com.br/abcf/diretoria-e-conselheiros/