segunda-feira, fevereiro 9, 2026
Início Fique Ligado Câmara aprova projeto (PDL 956) que suspende efeitos da Resolução 23, que...

Câmara aprova projeto (PDL 956) que suspende efeitos da Resolução 23, que favorecia planos de saúde privados em detrimento dos planos de autogestão

Câmara dos Deputados aprova projeto PDL 956/18 (Projeto de Decreto Legislativo) que suspende os efeitos da Resolução 23/18, que favorecia os planos de saúde privados em detrimento dos planos de autogestão e facilitava a privatização.

A Câmara dos Deputados aprovou nesta terça-feira, 13 de julho, o Projeto de Decreto Legislativo 956/18, da deputada Erika Kokay (PT-DF), que suspende os efeitos da Resolução 23 da Comissão Interministerial de Governança Corporativa e de Administração de Participações Societárias da União (CGPAR). Foram 365 votas favoráveis e 39 contrários. O texto aprovado segue para o Senado.

A Resolução 23 da Comissão Interministerial de Governança Corporativa e de Administração de Participações Societárias da União (CGPAR) atacava diretamente os planos de saúde de autogestão das empresas estatais. Ela altera o modelo de custeio dos planos de autogestão, proíbe novos contratados e determina cobrança por faixa etária, prejudicando os mais idosos – população que, normalmente, mais necessita de cuidados com a saúde. A resolução também altera carências e franquias e reduz a contribuição das empresas estatais no custeio dos planos.

Usando a Resolução 23, o governo federal estava determinando que as estatais federais parassem de pagar o custeio dos aposentados no planos de saúde.

A ABCF PRECISA DE VOCÊ. SEJA SÓCIO. APOIE QUEM TE DEFENDE

Precisamos fortalecer as entidades representativas, inclusive financeiramente, para protegermos os participantes da Forluz e da Cemig Saúde. Os custos com advogados e outras consultorias são elevados.

Não se esqueça de se tornar sócio da ABCF e fortalecer quem defende os participantes. É só R$ 13,57 por mês. Importante deixar claro que a Justiça só vai dar o direito a ações contra perdas de direitos na Forluz a quem for sócio de alguma entidade.

Se você ainda não é sócio, junte-se a nós da ABCF.

É simples se tornar um associado. Clique no link. São apenas R$ 12,46 por mês.

Somente nossa eterna vigilância vai proteger a Forluz e a Cemig Saúde

Receba notícias pelo WhatsApp >>> https://chat.whatsapp.com/HcRys1VwIoXKl0XLMIlSFu

Conheça a História da ABCF e faça parte dela: https://portalabcf.com.br/historia/

Conheça a diretoria e o conselho da ABCF: https://portalabcf.com.br/abcf/diretoria-e-conselheiros/