Com a queda da liminar em favor dos beneficiários contra os 60,5 % a Cemig passou a cobrar novamente o reajuste e os valores retroativos, o que trouxe grande prejuízo no pagamento de setembro dos beneficiários, inclusive com muitos contracheques zerados.
Lembramos que parte dos valores que não foram descontados podem ser parcelados na Cemig Saúde.
Ressaltamos que, quando tiver acordo com a Cemig, as entidades ABCF, AEA-MG, Senge e Sindieletro garantem que nada será aprovado antes de a categoria discutir amplamente em assembleias.
Sem precipitações: novo acordo só vale a partir de janeiro de 2026
De qualquer forma, não podemos precipitar e fechar um novo acordo que só vai iniciar em janeiro de 2026.
Precisamos fortalecer o acordo do plano de saúde.
Vale ressaltar que o novo plano negociado será definitivo e ninguém pode ser surpreendido. Como assinar um acordo sem saber exatamente o seu teor?
O acordo de portas fechadas entre Cemig e um outro sindicato só favorece Cemig e enfraquece a categoria. Quem divide enfraquece os beneficiários.
O mais importante era a unidade pra gente poder negociar mais coisas com a Cemig.
Acordo a portas fechadas prevê diretor pago com dinheiro dos beneficiários
Outra questão que precisamos observar: a criação do novo diretor na Cemig Saúde, a pedido da entidade que fechou acordo com a Cemig, que a nosso ver não tem necessidade alguma.
Esse diretor, dependendo de quanto for ganhar, calculando-se os custos indiretos, podem onerar os beneficiários em R$ 1 milhão por ano. Quem vai pagar essa conta? Nós somos totalmente contra a criação desse novo diretor.
É um diretor biônico, indicado pelo Sindsul (está explícito no acordo deles) para um cargo que tem exatamente a mesma descrição do diretor eleito pelos beneficiários. Um cargo duplicado, vitalício e intocável para garantir privilégio.
Aumento de 60%
A Cemig chegou a concordar em dividir o aumento de 60,5% em partes iguais (metade para a patrocinadora e metade para os beneficiários). Mas após a queda da liminar, ela acabou cobrando a gente integralmente o reajuste.
Entendemos que qualquer valor cobrado só deveria ser de setembro a dezembro e não permaneceria mais na mensalidade a partir de janeiro.
A Cemig Saúde está tratando discriminatoriamente os beneficiários que estão no mesmo plano, de forma claramente ilegal.
Não existe no acordo previsão para a liberação de migração individual de aposentados. A Cemig Saúde está iludindo os beneficiários para eles aderirem a qual plano? É fundamental aguardar as negociações antes de tomar qualquer atitude sob pena de perder os diretos.
Entendemos também que o fundo é dos beneficiários e cabe a eles geri-lo, colocar mais recursos ou não no decorrer do tempo.
Dissídio Coletivo
Outra informação importante: o dissídio ainda vai a julgamento e também é uma opção que a categoria pode avaliar.
Migração Plano Premium
Sobre a migração dos ativos, fazemos um alerta: quem está migrando está quitando os seus direitos e não temos nenhuma garantia que, no futuro, a Cemig possa mudar o Plano Premium. Inclusive, é necessário trazer mais garantias também para os ativos nessa negociação.
Lembrando que o Plano Premium é controlado 100% pela Cemig que, como sabemos, pode virar as costas para os beneficiários a qualquer momento.
Base territorial
O outro sindicato está procurando invadir a base territorial do Sindieletro, do Sindicato de Juiz de Fora e isso não é correto, não é legal. Eles não podem fechar acordo para os trabalhadores de outra base territorial da qual não são representantes. A Justiça não vai permitir. Portanto, tomem muito cuidado. Qualquer precipitação não tem retorno.
Frisamos novamente que o novo plano só tem previsão de começar em janeiro de 2026.
Informamos que, na próxima semana, as entidades terão duas reuniões com Cemig. No dia 7 de outubro, tem outra reunião no Tribunal Regional do Trabalho (TRT).
Entidades fizeram denúncias à ANS
Importante lembrar, ainda, que denunciamos a situação absurda de dar 10% negativo para as patrocinadoras em 2024 e agora, em 2025, de dar 60% de aumento para os beneficiários e 7% para as empresas.
A luta continua!
A ABCF PRECISA DE VOCÊ. SEJA SÓCIO. APOIE QUEM TE DEFENDE
Precisamos fortalecer as entidades representativas, inclusive financeiramente, para protegermos os participantes da Forluz e da Cemig Saúde. Os custos com advogados e outras consultorias são elevados.
Não se esqueça de se tornar sócio da ABCF e fortalecer quem defende os participantes. Importante deixar claro que a Justiça só vai dar o direito a ações contra perdas de direitos na Forluz a quem for sócio de alguma entidade.
Se você ainda não é sócio, junte-se a nós da ABCF.
É simples se tornar um associado. Clique no link. São apenas R$ 21,80 por mês.
Inscreva-se em nosso canal no YouTube. Clique aqui.
Somente nossa eterna vigilância vai proteger a Forluz e a Cemig Saúde
Curta nossa página no Facebook – https://www.facebook.com/PortalABCF
Siga a ABCF no Instagram – https://www.instagram.com/portal.abcf/
Entre em nosso grupo no Telegram – https://t.me/joinchat/kUB-0Dm0YmZkYTdh
Conheça a História da ABCF e faça parte dela: https://portalabcf.com.br/historia/
Conheça a diretoria e o conselho da ABCF: https://portalabcf.com.br/abcf/diretoria-e-conselheiros/