Os aposentados foram as estrelas do Ato em Defesa de uma Cemig Saúde digna, de qualidade e para todos na tarde desta quinta-feira, 19 de dezembro de 2024, em frente à sede da Cemig em Belo Horizonte. A manifestação foi realizada conjuntamente por ABCF, AEA-MG, Senge-MG e Sindieletro.
Embora contasse com a presença de trabalhadores ativos, os aposentados foram maioria e lotaram a manifestação na avenida Barbacena a menos de uma semana do Natal. Teve sol, calor, chuva e portaria trancada. Os manifestantes não arredaram pé. Os aposentados não aceitam ser expulsos economicamente do plano pela gestão Zema.
Embora não seja mais a única inquilina do edifício Júlio Soares, de propriedade dos participantes da Forluz, desde junho de 2024, a gestão Zema na Cemig restringiu o acesso ao prédio de funcionários e visitantes à portaria da rua Alvarenga Peixoto em meia porta e com seguranças.
Medo infundado e desrespeitoso. O ato foi pacífico e os manifestantes reivindicaram o óbvio: “A Cemig Saúde é nossa e o PSI fica”.
Manifestantes gritam: “A Cemig Saúde é nossa” no final do ato.
Ver esta publicação no Instagram
Os discursos ressaltaram a história de lutas da categoria na construção da Cemig Saúde, o repúdio a um aumento monstruoso das mensalidades anunciado pela direção do plano de saúde e como a gestão Zema vem destruindo uma empresa do tamanho da Cemig.
“Aposentados são a maioria dos eleitores. Zema deu isenção fiscal para os amigos das locadoras. O que fez com os planos de saúde dos servidores públicos? Aumentou. Para os amigos: isenção. Para o povo e para os aposentados: vão ter que pagar mais pelo plano de saúde. Fora Zema!”, disse o presidente da ABCF, Arcângelo Queiroz em discurso.
Ver esta publicação no Instagram
O deputado estadual Professor Cleiton (PV) fez denúncias graves contra a gestão Zema na Cemig. Ele acusou a Cemig de contratar advogados parentes de ministros do Tribunal Superior do Trabalho (TST) para que eles fossem obrigados a se declararem impedidos e não pudessem votar na ação que anulou a renovação automática prevista no Acordo Coletivo Específico (ACE) da Cemig Saúde. “A hora do senhor Reynaldo Passanezi vai chegar e não vai demorar”.
A luta será dura, mas os beneficiários não vão abrir mão A Cemig Saúde é nossa e o #PSIfica.
A ABCF PRECISA DE VOCÊ. SEJA SÓCIO. APOIE QUEM TE DEFENDE
Precisamos fortalecer as entidades representativas, inclusive financeiramente, para protegermos os participantes da Forluz e da Cemig Saúde. Os custos com advogados e outras consultorias são elevados.
Não se esqueça de se tornar sócio da ABCF e fortalecer quem defende os participantes. Importante deixar claro que a Justiça só vai dar o direito a ações contra perdas de direitos na Forluz a quem for sócio de alguma entidade.
Se você ainda não é sócio, junte-se a nós da ABCF.
É simples se tornar um associado. Clique no link. São apenas R$ 20,40 por mês.
Inscreva-se em nosso canal no YouTube. Clique aqui.
Somente nossa eterna vigilância vai proteger a Forluz e a Cemig Saúde
Curta nossa página no Facebook – https://www.facebook.com/PortalABCF
Siga a ABCF no Instagram – https://www.instagram.com/portal.abcf/
Entre em nosso grupo no Telegram – https://t.me/joinchat/kUB-0Dm0YmZkYTdh
Conheça a História da ABCF e faça parte dela: https://portalabcf.com.br/historia/
Conheça a diretoria e o conselho da ABCF: https://portalabcf.com.br/abcf/diretoria-e-conselheiros/