Aposentados mostram força em ato para defender Cemig Saúde da gestão Zema; deputado faz denúncia grave

Emerson Andrada (Sindieletro), Maria Helena Barbosa (Senge-MG e ABCF), Arcângelo Queiroz (ABCF) e Denys Cláudio Cruz Souza. Dirigentes das quatro maiores entidades representativas posam para foto no Ato Conjunto em defesa da Cemig Saúde

Os aposentados foram as estrelas do Ato em Defesa de uma Cemig Saúde digna, de qualidade e para todos na tarde desta quinta-feira, 19 de dezembro de 2024, em frente à sede da Cemig em Belo Horizonte. A manifestação foi realizada conjuntamente por ABCF, AEA-MG, Senge-MG e Sindieletro.

Embora contasse com a presença de trabalhadores ativos, os aposentados foram maioria e lotaram a manifestação na avenida Barbacena a menos de uma semana do Natal. Teve sol, calor, chuva e portaria trancada. Os manifestantes não arredaram pé. Os aposentados não aceitam ser expulsos economicamente do plano pela gestão Zema.

Embora não seja mais a única inquilina do edifício Júlio Soares, de propriedade dos participantes da Forluz, desde junho de 2024, a gestão Zema na Cemig restringiu o acesso ao prédio de funcionários e visitantes à portaria da rua Alvarenga Peixoto em meia porta e com seguranças.

Medo infundado e desrespeitoso. O ato foi pacífico e os manifestantes reivindicaram o óbvio: “A Cemig Saúde é nossa e o PSI fica”.

Manifestantes gritam: “A Cemig Saúde é nossa” no final do ato.

 

Ver esta publicação no Instagram

 

Uma publicação partilhada por ABCF (@portal.abcf)

Cemig trancou a portaria principal na rua Barbacena. Medo de senhoras e senhores aposentados?

Os discursos ressaltaram a história de lutas da categoria na construção da Cemig Saúde, o repúdio a um aumento monstruoso das mensalidades anunciado pela direção do plano de saúde e como a gestão Zema vem destruindo uma empresa do tamanho da Cemig.

“Aposentados são a maioria dos eleitores. Zema deu isenção fiscal para os amigos das locadoras. O que fez com os planos de saúde dos servidores públicos? Aumentou. Para os amigos: isenção. Para o povo e para os aposentados: vão ter que pagar mais pelo plano de saúde. Fora Zema!”, disse o presidente da ABCF, Arcângelo Queiroz em discurso.

 

Ver esta publicação no Instagram

 

Uma publicação partilhada por ABCF (@portal.abcf)

O deputado estadual Professor Cleiton (PV) fez denúncias graves contra a gestão Zema na Cemig. Ele acusou a Cemig de contratar advogados parentes de ministros do Tribunal Superior do Trabalho (TST) para que eles fossem obrigados a se declararem impedidos e não pudessem votar na ação que anulou a renovação automática prevista no Acordo Coletivo Específico (ACE) da Cemig Saúde. “A hora do senhor Reynaldo Passanezi vai chegar e não vai demorar”.

A luta será dura, mas os beneficiários não vão abrir mão A Cemig Saúde é nossa e o #PSIfica.

Emerson Andrada (Sindieletro), Maria Helena Barbosa (Senge-MG e ABCF), Arcângelo Queiroz (ABCF) e Denys Cláudio Cruz Souza. Dirigentes das quatro maiores entidades representativas posam para foto no Ato Conjunto em defesa da Cemig Saúde

A ABCF PRECISA DE VOCÊ. SEJA SÓCIO. APOIE QUEM TE DEFENDE

Precisamos fortalecer as entidades representativas, inclusive financeiramente, para protegermos os participantes da Forluz e da Cemig Saúde. Os custos com advogados e outras consultorias são elevados.

Não se esqueça de se tornar sócio da ABCF e fortalecer quem defende os participantes. Importante deixar claro que a Justiça só vai dar o direito a ações contra perdas de direitos na Forluz a quem for sócio de alguma entidade.

Se você ainda não é sócio, junte-se a nós da ABCF.

É simples se tornar um associado. Clique no link. São apenas R$ 20,40 por mês.

Inscreva-se em nosso canal no YouTube. Clique aqui.

Somente nossa eterna vigilância vai proteger a Forluz e a Cemig Saúde

Curta nossa página no Facebook – https://www.facebook.com/PortalABCF

Siga a ABCF no Instagram – https://www.instagram.com/portal.abcf/

Entre em nosso grupo no Telegram – https://t.me/joinchat/kUB-0Dm0YmZkYTdh

Conheça a História da ABCF e faça parte dela: https://portalabcf.com.br/historia/

Conheça a diretoria e o conselho da ABCF: https://portalabcf.com.br/abcf/diretoria-e-conselheiros/