A pedido de entidades, Assembleia Legislativa convoca presidentes da Cemig e Cemig Saúde e aciona TCE

Assembleia Legislativa convoca presidentes da Cemig e Cemig Saúde para dar explicações; presença é obrigatória, já que a ausência é crime de responsabilidade 

Tribunal de Contas do Estado (TCE) é acionado para analisar contas de Cemig e Cemig Saúde;

Deputados querem saber mais sobre salário de Anderson Ferreira pago pelo plano de saúde

Em Audiência Pública realizada na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) a pedido das entidades representativas, a Comissão do Trabalho, da Previdência e da Assistência Social aprovou um requerimento para convocar os presidentes da Cemig, Reynaldo Passanezi Filho, e da Cemig Saúde, Anderson Ferreira, a darem explicações sobre o aumento abusivo na mensalidade e a retirada do patrocínio do PSI/Cemig Saúde.

A convocação da Assembleia Legislativa torna obrigatória a presença dos presidentes da Cemig e da Cemig Saúde, sob pena de cometerem crime de responsabilidade em caso de ausência.

TCE e salário de Anderson Ferreira

Por sugestão do deputado federal Rogério Correia (PT), que também esteve presente à Audiência Pública, foi redigido, e aprovado, um requerimento para que o Tribunal de Contas do Estado (TCE) analise as contas da Cemig e da Cemig Saúde e que se averigue as obrigações da Cemig com o plano de saúde ao aumentar a mensalidade e a retirada de patrocínio.

Além disso, o requerimento pede que o TCE analise quebra de contrato da Cemig com os beneficiários da Cemig Saúde.

Foi encaminhado à Cemig um pedido de informações sobre o pagamento do salário de Anderson Ferreira, antes pago pela Cemig, agora sob responsabilidade da Cemig Saúde.

A ABCF publicou, com exclusividade, o salário de Anderson Ferreira, presidente da Cemig Saúde. Veja aqui.

Outros requerimentos

Os deputados estaduais Betão (PT) — presidente da Comissão e responsável por conduzir a Audiência Pública—, Beatriz Cerqueira (PT) e Leleco (PT) assinaram a convocação e ainda fizeram mais requerimentos, todos aprovados. São eles:

Convocação dos presidentes da Cemig e da Cemig Saúde

Análise de contas da Cemig e da Cemig Saúde pelo TCE

Pedido de informações sobre a transferência de pagamento do salário de Anderson Ferreira, antes pago pela Cemig, para a Cemig Saúde)

Denúncias de perseguição e assédio moral por parte da direção da Cemig. Requerimento enviado ao Ministério Público do Trabalho (MPT)

Pedido de de informações à Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) sobre o aumento abusivo na Cemig Saúde e retirada de patrocínio

Suspensão da reunião do Conselho Deliberativo da Cemig Saúde do dia 21 de fevereiro de 2025.

Sobre o requerimento de suspensão da reunião do Conselho Deliberativo da Cemig Saúde, o deputado Betão explicou que, por causa do prazo apertado, provavelmente ele não seria entregue a tempo e a reunião seria realizada.

Deputados detonam Zema e sua gestão na Cemig

A deputada estadual Beatriz Cerqueira (PT) cobrou mais humanidade da gestão da Cemig com os idosos, que não terão como pagar os novos valores, caso sejam aprovados. “A pessoa idosa está sendo descartada”, disse Beatriz Cerqueira. A deputada observou que a Cemig paga o plano de saúde enquanto ela está trabalhando, mas quando aposenta, “ela joga fora”. “Ele (presidente da Cemig) será cobrado por descartar as pessoas idosas. A gestão da Cemig está nos envergonhando”, completou Beatriz Cerqueira.

“Não tenho outro nome pra isso que não seja crueldade. E essa crueldade tem nome: Zema”, disse o deputado federal Rogério Correia (PT). “Temos que politizar as coisas porque elas têm consequências”. Sobre a federalização, que ela seja feita de modo a preservar o plano de saúde que foi pactuado com os trabalhadores.

A ABCF PRECISA DE VOCÊ. SEJA SÓCIO. APOIE QUEM TE DEFENDE

Precisamos fortalecer as entidades representativas, inclusive financeiramente, para protegermos os participantes da Forluz e da Cemig Saúde. Os custos com advogados e outras consultorias são elevados.

Não se esqueça de se tornar sócio da ABCF e fortalecer quem defende os participantes. Importante deixar claro que a Justiça só vai dar o direito a ações contra perdas de direitos na Forluz a quem for sócio de alguma entidade.

Se você ainda não é sócio, junte-se a nós da ABCF.

É simples se tornar um associado. Clique no link. São apenas R$ 20,40 por mês.

Inscreva-se em nosso canal no YouTube. Clique aqui.

Somente nossa eterna vigilância vai proteger a Forluz e a Cemig Saúde

Curta nossa página no Facebook – https://www.facebook.com/PortalABCF

Siga a ABCF no Instagram – https://www.instagram.com/portal.abcf/

Entre em nosso grupo no Telegram – https://t.me/joinchat/kUB-0Dm0YmZkYTdh

Conheça a História da ABCF e faça parte dela: https://portalabcf.com.br/historia/

Conheça a diretoria e o conselho da ABCF: https://portalabcf.com.br/abcf/diretoria-e-conselheiros/