PREVIC convoca reunião sobre Plano A da Forluz em Brasília

A PREVIC (Superintendência Nacional de Previdência Complementar) convocou diretores, o presidente do Conselho Deliberativo e um conselheiro deliberativo eleito da Forluz para uma reunião sobre o Plano A. A reunião será no dia 27 de agosto em Brasília.

Como é de conhecimento de todos, o Plano A vem apresentando sucessivos déficits atuariais, causado majoritariamente pela negativa da Patrocinadora em honrar os compromissos históricos assumidos com o Plano. A Forluz já acionou a Justiça contra a Cemig por três vezes e ainda obteve, em 2017, uma liminar contra a PREVIC sobre o tema no TRF1 de Brasília, posteriormente transformada em decisão de primeira instância.

Todas as decisões judiciais até agora mantêm a obrigação da Cemig em arcar com os déficits do Plano A.

Diante do fracasso do processo de mediação na CMCA (Câmara de Mediação, Conciliação e Arbitragem da PREVIC), a PREVIC instaurou procedimento de fiscalização da Forluz com foco na governança e na situação do Plano A.

A PREVIC está verificando se a Forluz tomou todas as providências necessárias para fazer cumprir o regulamento do Plano A, defendendo o direito dos Participantes, como é seu dever, conforme a legislação vigente.

Neste processo de fiscalização, a PREVIC também verifica se houve interferências indevidas da Patrocinadora na gestão da entidade. Essa fiscalização está prevista para terminar em novembro de 2025.

Os representantes eleitos da Forluz — Diretora de Relações com os Participantes (DRP) e Conselheiros — e as entidades representativas dos Participantes — ativos e assistidos — têm feito todos os esforços possíveis — quer junto à Forluz, quer junto à PREVIC — para defender os direitos dos mesmos e irão continuar a fazê-los, assumindo o compromisso de, após a reunião em Brasília, informar a todos o que ocorreu.

A ABCF PRECISA DE VOCÊ. SEJA SÓCIO. APOIE QUEM TE DEFENDE

Precisamos fortalecer as entidades representativas, inclusive financeiramente, para protegermos os participantes da Forluz e da Cemig Saúde. Os custos com advogados e outras consultorias são elevados.

Não se esqueça de se tornar sócio da ABCF e fortalecer quem defende os participantes. Importante deixar claro que a Justiça só vai dar o direito a ações contra perdas de direitos na Forluz a quem for sócio de alguma entidade.

Se você ainda não é sócio, junte-se a nós da ABCF.

É simples se tornar um associado. Clique no link. São apenas R$ 21,80 por mês.

Inscreva-se em nosso canal no YouTube. Clique aqui.

Somente nossa eterna vigilância vai proteger a Forluz e a Cemig Saúde

Curta nossa página no Facebook – https://www.facebook.com/PortalABCF

Siga a ABCF no Instagram – https://www.instagram.com/portal.abcf/

Entre em nosso grupo no Telegram – https://t.me/joinchat/kUB-0Dm0YmZkYTdh

Conheça a História da ABCF e faça parte dela: https://portalabcf.com.br/historia/

Conheça a diretoria e o conselho da ABCF: https://portalabcf.com.br/abcf/diretoria-e-conselheiros/