Cemig Saúde exclui 150 beneficiários; entidades representativas já estão tomando medidas judiciais

As entidades representativas foram apanhadas de surpresa na manhã de quinta-feira, 31 de julho, quando várias pessoas começaram a procurar o atendimento alegando terem sido excluídas do PSI, informando que estão bloqueadas para atendimento pelo plano. Segundo informações apuradas, em torno de 150 grupos familiares foram excluídos por possuírem débitos vencidos há mais de 60 dias junto à Cemig Saúde. Considerando a média de dependentes, esse número deve estar em torno de 400 pessoas.

As entidades estão tomando as devidas providências judiciais para amenizar o impacto na vida dessas pessoas. Este é um público majoritariamente idoso, muitos fazem uso de medicamentos e dependem de tratamentos médicos, não podem perder o acesso aos cuidados com a saúde.

As várias iniciativas danosas praticadas pelos subordinados à gestão Zema na Cemig e Cemig Saúde trouxeram grande desequilíbrio para a vida financeira dos eletricitários, principalmente os assistidos.

Peso do aumento de 60%

Essas pessoas arcaram com aumentos insuportáveis no custeio do plano de saúde que foram impostos de forma agressiva no primeiro semestre deste ano. Além do reajuste de 60,5%, também houve a cobrança da parcela da patrocinadora que repassou suas obrigações para os beneficiários, utilizando seu poder de influência na gestão da Cemig Saúde.

Essas medidas foram suspensas graças à ação eficiente das entidades representativas que, através da liminar do dissídio coletivo do ACE 2010 e da ação de suspensão do reajuste de 60,5%, conseguiram dar certo alívio para milhares de idosos que dependem do plano de saúde.

Alerta para dívidas em atraso: peçam parcelamento

Alertamos a todos os beneficiários: consultem suas dívidas junto à operadora e, em caso de impossibilidade de pagamento, solicitem o parcelamento dos débitos para que não sejam pegos de surpresa com possíveis exclusões. Lembramos que, após bloqueados no plano, ao retornarem terão que cumprir carências para ter acesso aos atendimentos novamente, como 60 dias para consultas e exames e 180 dias para cirurgia. Muitas pessoas não podem esperar esse tempo sem um atendimento médico.

Use o 0800 e o atendimento da Cemig Saúde

Além do 0800 030 9009 e o atendimento presencial, você também pode verificar seus débitos via Whatsapp da Cemig Saúde (031 9791-6464), Fale Conosco e chat, na área logada do site da Cemig Saúde. Os eletricitários lidam com uma gestão política no estado que não se importa com as pessoas mais frágeis, como idosos com saúde delicada e com poucos recursos financeiros. Diante de tanta crueldade, os eletricitários têm que se unir para se proteger. É preciso continuar na luta para manter o PSI, direito conquistado com as lutas realizadas durante a juventude de milhares de trabalhadores que dedicaram suas vidas na construção do império Cemig.

A ABCF PRECISA DE VOCÊ. SEJA SÓCIO. APOIE QUEM TE DEFENDE

Precisamos fortalecer as entidades representativas, inclusive financeiramente, para protegermos os participantes da Forluz e da Cemig Saúde. Os custos com advogados e outras consultorias são elevados.

Não se esqueça de se tornar sócio da ABCF e fortalecer quem defende os participantes. Importante deixar claro que a Justiça só vai dar o direito a ações contra perdas de direitos na Forluz a quem for sócio de alguma entidade.

Se você ainda não é sócio, junte-se a nós da ABCF.

É simples se tornar um associado. Clique no link. São apenas R$ 21,80 por mês.

Inscreva-se em nosso canal no YouTube. Clique aqui.

Somente nossa eterna vigilância vai proteger a Forluz e a Cemig Saúde

Curta nossa página no Facebook – https://www.facebook.com/PortalABCF

Siga a ABCF no Instagram – https://www.instagram.com/portal.abcf/

Entre em nosso grupo no Telegram – https://t.me/joinchat/kUB-0Dm0YmZkYTdh

Conheça a História da ABCF e faça parte dela: https://portalabcf.com.br/historia/

Conheça a diretoria e o conselho da ABCF: https://portalabcf.com.br/abcf/diretoria-e-conselheiros/