segunda-feira, fevereiro 16, 2026
Início Cemig Saúde Cemig tem até dia 10 de julho para apresentar contraproposta sobre Acordo...

Cemig tem até dia 10 de julho para apresentar contraproposta sobre Acordo PSI-Cemig Saúde; TST marca data de nova audiência

A Cemig tem até o dia 10 de julho de 2024 para apresentar uma contraproposta ao Tribunal Superior do Trabalho (TST) na mediação sobre o Acordo Coletivo Específico (ACE) da Cemig Saúde. A ABCF e demais entidades representativas dos beneficiários da Cemig Saúde apresentaram uma proposta no dia 20 de junho e o TST reuniu as partes nesta quinta-feira, 27 de junho, em Brasília.

As entidades defenderam a necessidade de uma governança paritária, transparente e responsável, além de um contrato de dívida em montante que permita a sustentabilidade do plano.

Após a resposta da Cemig no dia 10/07, as entidades terão que se posicionar até o dia 31/07. Uma nova audiência de conciliação no TST está prevista para o dia 7 de agosto de 2024.

Esperamos que a resposta da empresa esteja à altura dos desafios e possibilite o acordo judicial.

Entenda o imbroglio Cemig-TST-Entidades sobre o ACE

A Cemig entrou na Justiça contra a renovação automática do ACE para anular as cláusulas do acordo e impor um plano de saúde de mercado a trabalhadores da ativa, aposentados e pensionistas. Pelas características e preço do plano, ficou claro que aposentados seriam excluídos economicamente do plano, já que a Cemig não mais se comprometeria a hornar suas obrigações de pagamente de parte da contribuição. O TST, então, propôs e passou a mediar uma tentativa de acordo entre as partes.

A ABCF PRECISA DE VOCÊ. SEJA SÓCIO. APOIE QUEM TE DEFENDE

Precisamos fortalecer as entidades representativas, inclusive financeiramente, para protegermos os participantes da Forluz e da Cemig Saúde. Os custos com advogados e outras consultorias são elevados.

Não se esqueça de se tornar sócio da ABCF e fortalecer quem defende os participantes. Importante deixar claro que a Justiça só vai dar o direito a ações contra perdas de direitos na Forluz a quem for sócio de alguma entidade.

Se você ainda não é sócio, junte-se a nós da ABCF.

É simples se tornar um associado. Clique no link. São apenas R$ 20,40 por mês.

Inscreva-se em nosso canal no YouTube. Clique aqui.

Somente nossa eterna vigilância vai proteger a Forluz e a Cemig Saúde

Curta nossa página no Facebook – https://www.facebook.com/PortalABCF

Siga a ABCF no Instagram – https://www.instagram.com/portal.abcf/

Entre em nosso grupo no Telegram – https://t.me/joinchat/kUB-0Dm0YmZkYTdh

Conheça a História da ABCF e faça parte dela: https://portalabcf.com.br/historia/

Conheça a diretoria e o conselho da ABCF: https://portalabcf.com.br/abcf/diretoria-e-conselheiros/