Com 15 dias de atraso, Cemig Saúde enfim admitiu que as informações publicadas pela ABCF, a partir de denúncia anônima enviada à entidade, são verdadeiras. Em seu site na Internet, a Cemig Saúde publicou um comunicado em PDF intitulado “Fato ou Fake” em que assume que está modificando seu estatuto.
No comunicado, pergunta-se: “Estão sendo realizadas mudanças estatutárias na Cemig Saúde”. A resposta: “FATO”. Ou seja, a Cemig não só admite que as informações que vem sendo publicadas estão corretas como, também, que está sendo pouco transparente com os beneficiários ao só admitir isso agora, depois da denúncia.
Veja a denúncia completa aqui.
Cemig Saúde tenta confundir para não admitir a realidade
Apesar que admitir que a denúncia estava correta e que é pouco transparente, todo o comunicado da Cemig Saúde é feito de maneira a tentar induzir o leitor ao erro.
Como já foi explicado diversas vezes aqui, no site da ABCF, que as propostas passam primeiro pela diretoria e depois pelo Conselho Deliberativo, órgão máximo da instituição. O problema é que a patrocinadora já tinha mudado o Estatuto anteriormente, contra a vontade do Conselho Deliberativo, e aprovado o voto de desempate (minerva).
Com este voto de minerva, a patrocinadora pode promover as mudanças que quiser, já que pode ganhar qualquer votação em que houver empate entre conselheiros eleitos (quatro votos) e conselheiros indicados (4 votos). Pelo Estatuto antigo, o empate significava rejeição da matéria. Com a mudança, a Cemig passou a ter o voto de desempate.
Vale lembrar que a ABCF entrou com uma ação na Justiça contestando esta mudança anterior. Veja aqui.
Nesta terça-feira, 13 de junho, os sócios da ABCF aprovaram que a associação entre com uma ação na Justiça para contestar a proposta de novo Estatuto e o uso indevido do Fundo Garantidor para implementação de novos planos. Veja aqui.
Diretoria esconde parecer do Conselho Fiscal que denuncia uso indevido de Fundo Garantidor
Onde está o parecer do Conselho Fiscal denunciando o uso do Fundo Garantidor? Tomou Doril? A ABCF divulgou o parecer do Conselho Fiscal apontando desvio de recursos do Fundo Garantidor do PSI (plano de saúde garantido pelo ACE para ativos e aposentados) para os tais novos planos e a alteração, aprovada pelos diretores indicados pela Cemig, retirando os poderes do Conselho Deliberativo e declarando a Assembleia das Patrocinadoras como “órgão máximo” da operadora.
Veja matéria na página da ABCF.
Cemig Saúde não foi transparente
O principal do comunicado em PDF (ei, Cemig Saúde, vamos nos atualizar?) é que a Cemig Saúde publicou muito blá blá blá, mas não negou as informações. Pior: afirmou que a Cemig Saúde preza por um relacionamento transparente com os beneficiários e que todas as notícias a respeito da Operadora devem ser acompanhadas em nossos canais oficiais de comunicação.
Transparência? Onde? A Cemig Saúde esconde o Parecer do Conselho Fiscal e não divulga as alterações estatutárias aprovadas.
Quer ter informações verdadeiras? Então consulte na página da ABCF, a associação de luta dos participantes e beneficiários da Cemig Saúde e Forluz.
A ABCF PRECISA DE VOCÊ. SEJA SÓCIO. APOIE QUEM TE DEFENDE
Precisamos fortalecer as entidades representativas, inclusive financeiramente, para protegermos os participantes da Forluz e da Cemig Saúde. Os custos com advogados e outras consultorias são elevados.
Não se esqueça de se tornar sócio da ABCF e fortalecer quem defende os participantes. Importante deixar claro que a Justiça só vai dar o direito a ações contra perdas de direitos na Forluz a quem for sócio de alguma entidade.
Se você ainda não é sócio, junte-se a nós da ABCF.
É simples se tornar um associado. Clique no link. São apenas R$ 15,18 por mês.
Inscreva-se em nosso canal no YouTube. Clique aqui.
Somente nossa eterna vigilância vai proteger a Forluz e a Cemig Saúde.
Curta nossa página no Facebook – https://www.facebook.com/PortalABCF
Receba notícias pelo WhatsApp – https://chat.whatsapp.com/HcRys1VwIoXKl0XLMIlSFu
Entre em nosso grupo no Telegram – https://t.me/joinchat/kUB-0Dm0YmZkYTdh
Receba notícias pelo WhatsApp >>> https://chat.whatsapp.com/HcRys1VwIoXKl0XLMIlSFu
Conheça a História da ABCF e faça parte dela: https://portalabcf.com.br/historia/
Conheça a diretoria e o conselho da ABCF: https://portalabcf.com.br/abcf/diretoria-e-conselheiros/