No estado do Rio de Janeiro com água privatizada, pobre paga mais que rico
A conta de água no estado do Rio de Janeiro vai subir acima da inflação (IPCA 4,87%) em 2025. A novidade é que os bairros mais ricos terão aumento menor que os bairros mais pobres e vem num momento em que diversos bairros da capital e região metropolina vêm sofrendo com falta d’água.
O menor índice foi de 9,83%, para os consumidores da Zona Sul da capital, região com maior poder aquisitivo. Moradores de municípios da Baixada Fluminense e da Zona Oeste da cidade, regiões mais periféricas, pagarão 14,28% de aumento.
Segundo o ICL Notícias, bairros do centro e da Zona Norte do Rio, além de outros oito municípios da Baixada Fluminense, terão aumento de 12,77%. Na região da Barra e Jacarepaguá, também na capital, além de Paty do Alferes e Miguel Pereira, no centro-sul do estado fluminense, o reajuste vai ser de mais 11,49%.
Falta de água e “erros no edital”
Recentemente, bairros do Rio de Janeiro e parte da região metropolina ficaram sem abastecimento por mais de dez dias.
Antes do anúncio do reajuste, o governador Cláudio Castro (PL) assinou um termo de conciliação com a concessionária Águas do Rio, no qual prevê aumentos na tarifa para compensar possíveis erros no edital de licitação do serviço.
Em 2021, o serviço da Cedae foi concedido à iniciativa privada por 35 anos. A estatal fluminense foi fatiada em quatro blocos compostos por 35 municípios do Rio de Janeiro. A empresa pública manteve apenas o serviço de produção de água.
Com informações do ICL Notícias
A ABCF PRECISA DE VOCÊ. SEJA SÓCIO. APOIE QUEM TE DEFENDE
Precisamos fortalecer as entidades representativas, inclusive financeiramente, para protegermos os participantes da Forluz e da Cemig Saúde. Os custos com advogados e outras consultorias são elevados.
Não se esqueça de se tornar sócio da ABCF e fortalecer quem defende os participantes. Importante deixar claro que a Justiça só vai dar o direito a ações contra perdas de direitos na Forluz a quem for sócio de alguma entidade.
Se você ainda não é sócio, junte-se a nós da ABCF.
É simples se tornar um associado. Clique no link. São apenas R$ 20,40 por mês.
Inscreva-se em nosso canal no YouTube. Clique aqui.
Somente nossa eterna vigilância vai proteger a Forluz e a Cemig Saúde
Curta nossa página no Facebook – https://www.facebook.com/PortalABCF
Siga a ABCF no Instagram – https://www.instagram.com/portal.abcf/
Entre em nosso grupo no Telegram – https://t.me/joinchat/kUB-0Dm0YmZkYTdh
Conheça a História da ABCF e faça parte dela: https://portalabcf.com.br/historia/
Conheça a diretoria e o conselho da ABCF: https://portalabcf.com.br/abcf/diretoria-e-conselheiros/